Logomarca Sesc
Piauí

Ação Comunitária

Inhuma recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher

inhuma2

Foto: meionorte.com

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher está no município de Inhuma realizando exames gratuitos de mamografia e citologia. O início dos atendimentos aconteceu na última terça-feira (29) na Praça Monsenhor Lopes. Além dos exames, também são realizadas ações educativas.

Para a mamografia podem fazer o exame mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de doença) de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama.

A citologia (exame de Papanicolau) pode ser feita por mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Serão realizadas 704 mamografias, 400 citologias e 532 atendimentos em educação em saúde. O agendamento pode ser feito com o agente de saúde.

Os documentos necessários para a realização dos exames são: fotocópias do documento de identidade, comprovante de residência atualizado e cartão do Sistema Único de Saúde.

As ações educativas realizadas pelo Sesc Saúde Mulher envolvem palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados na tenda da unidade móvel e nos espaços da comunidade.

Vem pro Parque acontecerá neste final de semana

vemSITE

Neste sábado (08) e domingo (09) o Sesc realizará o evento Vem Pro Parque. A ação, em comemoração aos 70 anos da instituição, ocorrerá no Parque da Cidadania, no centro de Teresina.

No Vem Pro Parque o público terá acesso a ações gratuitas de cidadania, saúde, educação, esporte, cultura e lazer. Diversas instituições públicas, privadas, organizações sem fins lucrativos e entidades de classes estão envolvidas no evento.

Segundo Eliana Mendes, coordenadora do evento, o Vem pro Parque contará com apresentações artísticas, shows musicais e humorísticos, apresentações de palhaços e teatro, serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade,  agendamento do seguro desemprego e casamento comunitário, além de sorteio de brindes, como três motos 0km, uma TV e um smartphone. “São mais de 30 parceiros que levarão seus serviços para o Vem pro Parque. O Clube do Carro Antigo levará uma exposição de carros para o evento. O Clube do Fusca também participará com uma exposição de fuscas originais”, disse.

O Sesc levará toda sua estrutura de atendimento para o Vem pro Parque. Será montada uma Central de Atendimento para emissão gratuita de carteiras do Sesc (para comerciários e dependentes de comerciários). Os usuários (não comerciários) poderão emitir a carteira do Sesc mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15,00.

Sesc Alerta em combate ao Aedes aegypti

 

sesc alerta internet

Preocupado com o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya e todos os efeitos que essas doenças podem causar, o Centro Cultural Sesc Caixeiral promoveu, em parceria com o Setor de Educação do Sesc Avenida e com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, o Sesc Alerta, com a apresentação da peça teatral Zika no Mosquito, no teatro do Sesc Avenida.

O Sesc Alerta é um projeto idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc e promove palestras sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, ministradas por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e do Hospital Samaritano (São Paulo).

Além do Sesc Avenida, escolas públicas do município também receberam palestras e ações educativas do projeto.

Sesc será parceiro de Seminário de Educação Ambiental e Saúde

semi site

O Sesc será parceiro do I Seminário Estadual de Interlocução em Educação Ambiental e Saúde, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da FIEPI. O tema do Seminário será Educação Ambiental: Qualidade de vida e as suas múltiplas dimensões e terá a participação de palestrantes do Piauí e de outros estados.

O governador do estado, Wellington Dias, o presidente e o superintendente da Funasa, Antônio Henrique Pires e Evaldo Cunha, e o presidente da FIEPI, Moraes Souza Filho, participarão da abertura do Seminário.

As inscrições e maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) www.funasa.gov.br ou através do telefone (86) 3234-1334.

A FIEPI fica localizada na Avenida Industrial Gil Martins, 1810, Ed. Albano Franco, bairro Redenção.

Mais de 22 mil toneladas de alimentos distribuídos

mesabb

 

A rede Mesa Brasil Sesc já distribuiu mais de 22.890.460 de alimentos este ano. A informação é do diretor do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emille Abi-Abib, em ofício encaminhado a todos os departamentos regionais da entidade. Os dados significam que o programa Mesa Brasil Sesc alcançou 54% da meta anual estabelecida para 2015.

No documento, Maron Emille destaca que, apesar das dificuldades decorrentes da situação econômica que o Brasil enfrenta, com impactos na gestão das empresas e organizações sociais, o programa Mesa Brasil alcançou sua meta graças à consolidação do trabalho da Rede Mesa Brasil Sesc na redução do desperdício de alimentos e na garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, aliado ao esforço conjunto do Departamento Nacional e dos departamentos regionais.

O diretor enfatizou ainda, que iniciativas como o Sesc Solidário no estado do Acre, traduzem as diretrizes institucionais em práticas concretas, voltadas para o atendimento das necessidades básicas dos segmentos populacionais em situação de vulnerabilidade.

 

Pagina 1 de 4

Editais

Ações

Parceiros