Logomarca Sesc
Piauí

Assistência Especializada

Sistema Fecomércio doa alimentos e utensílios às vítimas das chuvas de Parnaíba

New Project

Sensibilizado com a situação de centenas de famílias parnaibanas vítimas das enchentes, o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, autorizou a doação de uma carreta de alimentos não perecíveis, dois mil agasalhos, 800 redes, 800 lençóis e 400 toalhas de banho para serem distribuídas em Parnaíba.

A doação foi aprovada, por unanimidade, pelos membros do Conselho Regional do Sesc e do Senac, após proposta feita por Valdeci Cavalcante para prestar ajuda humanitária aos parnaibanos. A iniciativa foi bastante elogiada pelos dirigentes dos órgãos de assistência de Parnaíba.

Para cumprir com a doação, foi realizada uma força-tarefa para entrega dos donativos à Secretaria de Assistência Social de Parnaíba, Defesa Civil e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), que realiza campanha de assistência às famílias desabrigadas.

A Prefeitura de Parnaíba decretou estado de emergência no município por conta das enchentes que atingiram 1.140 casas, em vários bairros da cidade, desabrigando centenas de famílias.

Segundo dados da Secretaria de Assistência da Prefeitura, 400 casas foram alagadas no bairro Piauí, 140 no bairro Catanduvas, 200 no bairro do Carmo, 200 no bairro de Fátima, 150 no Valentina e Fazendinha, além de 50 residências no bairro Labino. As famílias foram levadas para os abrigos João XXIII, Catanduvas, Pastoral Ilha Grande, Casa de Passa e CRAS Ilha Grande.

Conselheiros do Sesc relatam situação de parnaibanos

Durante a reunião conjunta dos conselhos regionais do Sesc e do Senac, realizada na manhã da última segunda-feira (25), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os conselheiros de Parnaíba relataram a situação calamitosa que atingiu a cidade litorânea.

O conselheiro Francisco Carneiro Mapurunga afirmou que a enchente em Parnaíba era mais grave que a ocorrida em 1974, quando a cidade também ficou submersa. Em seguida, o conselheiro Pedro Barbosa destacou que o Centro de Atividades do Sesc Beira Rio teve que suspender suas atividades por conta da enchente.

A unidade do Sesc teve parte dos seus espaços atingidos pelas águas do Rio Parnaíba, que transbordaram invadindo os estabelecimentos da Avenida Beira Rio e interditando o trânsito na região.

No domingo passado (24) o Sesc Beira Rio não realizou a manhã de lazer, que atende os parnaibanos todos os domingos. As atividades da Academia do Sesc e as ações esportivas que são realizadas no térreo do prédio também estão suspensas.

Sesc Caixeiral recebe equipamentos para leitura de pessoas com deficiência visual

visualSITE

O Sesc Caixeiral inaugura no próximo dia 25 de março, às 9h, os equipamentos de Tecnologia Assistiva, que serão usados por pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Os equipamentos são um Scanner Digitalizador e Leitor Automático, um Ampliador de Leitura e uma Linha Braile e serão colocados na Biblioteca Jornalista Rubem Freitas, no Centro Cultural.

O Sesc Caixeiral fica localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 545,  Centro de Parnaíba.

Agendamentos encerrados para Sesc Saúde Mulher no Teresina Shopping

carreSITE

O Sesc Piauí informa que os agendamentos para atendimento na unidade móvel Carreta Saúde Mulher no Teresina Shopping estão encerrados, em virtude da ampla procura.

Porém, a carreta estará no Criança Feliz, evento realizado pela TV Clube, neste sábado (29), das 17h30 às 20h30, na Potycabana, realizando exames gratuitos de mamografia e citologia.

Para receber atendimento as mulheres devem apresentar cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

Mulheres com menos de 50 anos devem apresentar ainda requisição médica para fazer o exame de mamografia. Também as mulheres com menos de 25 anos devem apresentar requisição média para fazer o exame de citologia.

Confira abaixo as especificações:

FAIXA ETÁRIA - EXAMES
Mamografia – mulheres de 50 a 69 anos – não precisam de requisição médica
Citologia – mulheres de 25 a 64 anos – não precisam requisição médica

EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA:
• Não usar desodorante aerosol
• Não usar talco
• Não usar creme nas axilas


EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA CITOLOGIA:
• Não usar creme vaginal
• Não ter relação sexual até 3 dias antes

Mais informações: Sesc Ilhotas – 3230-9986

Curso de fotografia para iniciantes no Sesc

NANYSITE

 

O Sesc Centro sediará um Curso de Fotografia para Iniciantes ministrado pelo renomado fotógrafo Nany da Costa, de 03 de setembro a 01 de outubro, com aulas aos sábados, das 9h às 12h.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 02 de setembro, nas centrais de atendimento das unidades do Sesc Centro e Ilhotas (3230-9900 / 3230-9950)

 

No curso serão abordados teoria e prática sobre história da fotografia, câmeras escuras, distância focal, profundidade de campo, velocidade do obturador e tipos de objetiva, entre outros conteúdos.

 

O curso tem o objetivo de oferecer a oportunidade de ampliar conhecimentos a partir do melhor aproveitamento dos recursos dos equipamentos e do conhecimento de conceitos técnicos que possam colaborar para um registro fotográfico de qualidade.

 

 

Sesc é parceiro em curso de Cuidador de Idoso

idoso SITE

O aumento da população de idosos e o consequente aumento da demanda de profissionais capacitados para cuidar dessas pessoas tem provocado a necessidade de maior oferta de cursos de qualificação nessa área.

Pensando nisso uma parceria entre a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e o Sesc está oferecendo 150 vagas para o curso informal de Cuidador de Idoso, com início no dia 15 de agosto.

As aulas, que acontecerão duas vezes por semana com carga horária de 40 horas/aulas, serão ministradas no auditório do Sesc Marquês.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas até a véspera do início do curso no Sesc Ilhotas (3230-9986) ou no Hospital da Primavera (3214-3321).

De acordo com Kadydja Wanderley, coordenadora de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas, qualquer pessoa pode participar do curso. “Serão repassadas orientações sobre cuidados com a alimentação, higiene, noções de primeiros socorros e prevenção de úlceras por pressão, dentre outras coisas”, afirma.

A coordenadora informa ainda que 50 das 150 vagas que estão sendo oferecidas serão reservadas para a clientela do Sesc. “Nosso objetivo é oferecer ensinamentos de qualidade que possam ser usados para pessoas que trabalham com isso ou para familiares que lidam com idosos, pois eles requerem cuidados especiais”. 

Pagina 1 de 2

Editais

Ações

Parceiros