Logomarca Sesc
Piauí

Cultura

A área de manifestações culturais é considerada pelo SESC como contexto dos mais expressivos para a elevação dos indivíduos aos patamares superiores da condição humana e da produção de conhecimentos que contribuam para a proposição de soluções para os graves problemas que comprometem o processo de desenvolvimento nacional. Para que tal se efetive é necessário, entretanto, que a Entidade amplie seus esforços no sentido de criar condições que possibilitem à cultura se tornar um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Não é suficiente, no entanto, um dizer de intenções nessa direção ou simplesmente a Entidade torna-se um espaço de ocorrência de produtos que possam ser designados como manifestações culturais. É necessário que os objetos assim reconhecidos pelos SESC sejam aqueles capazes de enriquecer intelectualmente os indivíduos, levá-los a desenvolver uma percepção mais acurada, propiciar-lhes uma nova compreensão das relações sociais, uma releitura de seu estar-no-mundo, permitir-lhes transcender suas condições de origem e formação, dotando-os, por conseguinte, de uma consciência mais universal. Em outras palavras, significa privilegiar produtos culturais que contribuam para construir um novo olho-o-mundo, e que se instrumentalizam em uma ação transformadora dos indivíduos e da sociedade, excluindo-se, portanto, da ação programática da Entidade, aqueles produtos culturais que tendem à sua reificação, por se formarem a partir de conteúdo e formas reiterativas de padrões culturais já gravados na memória de seus receptores.

Estímulo à Produção Cultural

Uma das formas de o SESC atuar no campo da cultura é o estímulo à produção cultural. Ao se constituir como um dos espaços de sua viabilização, estará o SESC criando condições para o seu revigoramento, contribuindo para o aperfeiçoamento da produção cultural brasileira, melhoria do nível intelectual do povo brasileiro e fortalecimento do sentimentos de identidade nacional, visto como condições essenciais do desenvolvimento.

A consciência de que é com uma ação efetiva no campo da produção cultural que o SESC poderá dar uma contribuição real para o alcance desses objetivos leva à necessidade de se definirem critérios e condições que orientem sua ação nesse campo.

A proposição de SESC ser um espaço de viabilização da produção cultural traz em si a necessidade de também ser incorporada à Entidade a função de articulador entre produtores e consumidores de bens culturais. Significa dizer que disponibilizar simplesmente seus espaços não permitirá distinguir seu papel no processo brasileiro, de outras entidades com finalidades e objetivos diversos.Assumir a função de articulador cultural exige a definição de uma proposta de gerenciamento que permita o alcance do objetivo proposto.Para tanto, é necessário que as linhas de trabalho a serem exercitadas permitam dotar os responsáveis pelo prazer cultural das condições necessárias para operacionalizarem o seu pensar e agir.

A Primeira linha de trabalho para efetivar a ação dos produtores culturais á a criação das bases materiais para a apresentação de seus produtos.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Cultura:

PCG do Sesc divulga vagas para cursos gratuitos de inglês em Teresina e Parnaíba

pcg ingles site

O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Piauí divulga o edital nº 01/2019, onde consta o Processo Seletivo para ingresso nos cursos da Atividade Educação Complementar – Complementação Curricular – Idiomas do Sesc Centro, em Teresina, e no Sesc Avenida, em Parnaíba.

O PCG do Sesc destina-se preferencialmente ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes e aos estudantes da Educação Básica da rede pública, todos de baixa renda – cuja renda familiar não ultrapasse o valor de três salários mínimos nacionais, priorizando-se aqueles que satisfaçam as duas condições: aluno e trabalhador.

As inscrições devem ser feitas nas Centrais de Atendimento do Sesc Centro, situado na Av. Maranhão, nº 111, centro de Teresina, e no Sesc Avenida, na Rua Eunice Weaver, nº 01, centro de Parnaíba, nos dias 24, 25, 28 e 29 de janeiro de 2019, das 8h às 19h, devendo ser realizada pelo candidato ou seu responsável legal, caso o mesmo seja menor de idade, devidamente comprovado.

A seleção será feita no dia 30 de janeiro de 2019 e o resultado sairá no dia 31 de janeiro no site do Sesc (www.pi.sesc.com.br). As matrículas poderão ser feitas nos dias 01, 04, 05 e 06 de fevereiro nas Centrais de Atendimento das duas unidades. As aulas começam no dia 11 de fevereiro.

Serão oferecidos cursos de Inglês Teen e Inglês Módulo I, totalizando 200 vagas.

Confira o edital completo no link: http://www.pi.sesc.com.br/images/editais_pcg/2019/ed012019.pdf

Sesc lança edital de Processo Seletivo para estágio em várias áreas

Processo.JPG

O Sesc Piauí lançou o edital nº 01/2019 que consta o Processo Seletivo para estagiário em cursos de diversas áreas.

O candidato interessado deverá fazer sua inscrição no site do Sesc e no período de 22 a 25 de janeiro do corrente ano entregá-la nas unidades indicadas, no horário de 9h às 11h e das 13h às 16h, juntamente com a documentação necessária discriminada no edital.

As vagas são para as unidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Floriano, Piripiri, São Raimundo Nonato e Oeiras.

Os cursos contemplados no estágio são Administração, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Informática, Letras, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Turismo.

Confira abaixo os locais de inscrição:

Sesc Administração Regional – Av. Campos Sales, nº 1111, 2º andar - Teresina

Sesc Avenida – Av. Presidente Vargas, s/n, Centro - Parnaíba

Sesc Floriano – Rua João Gonçalves Filho, s/n, Tiberão - Floriano

Sesc Piripiri – Rua Jerônimo Bezerra, s/n – Matadouro - Piripiri

Sesc Ler São Raimundo Nonato – Rua Capitão Newton Rubens, nº 900, Centro - SRN

Sesc Oeiras – Avenida Transamazônica, nº 1600 – Urbano - Oeiras

Clique neste link para ver o edital completo: http://www.pi.sesc.com.br/images/processo_seletivo/estagiarios/2019/estagio2019.pdf

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2019

premio sesc literatura novo

O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas para a edição 2019.  Os autores estreantes podem concorrer nas categorias Romance ou Conto, com obras inéditas. Serão aceitos livros destinados ao público adulto e escritos por maiores de 18 anos. As inscrições gratuitas e feitas online vão até o dia 14 de fevereiro. O edital com o regulamento completo pode ser conferido em www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc.

O objetivo da premiação é identificar novos escritores, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. “O Prêmio Sesc de Literatura promove uma renovação do mercado literário brasileiro ao oferecer uma oportunidade para novos escritores. Desde a sua criação, já teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos autores”, afirma Henrique Rodrigues, analista de literatura do Sesc.

Reconhecido como uma das mais importantes premiações do gênero no país, o Prêmio Sesc foi criado em 2003 e ganhou importância por ser destinado exclusivamente a novos autores, abrindo as portas do mercado editorial aos estreantes. O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, protegidos por pseudônimos, ou seja, quem avalia os livros não sabe quem os escreveu.

Na última edição os vencedores foram a carioca Juliana Leite, na categoria Romance com “Entre as mãos”, e Tobias Carvalho, gaúcho, ganhador da categoria Conto, com “As Coisas”.  “Há quatro anos, quando comecei a escrever esse romance, a circunstância mais fabulosa que me ocorria, em sonho mesmo, era ganhar o Prêmio Sesc", declara Juliana, que após a premiação do Sesc, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Já Tobias reforça que “vencer o Prêmio Sesc foi a melhor maneira de começar a carreira literária, com um aval importantíssimo”.

Nos últimos anos os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura também se destacaram em outras importantes premiações. Entre eles estão Franklin Carvalho, ganhador com o Romance “Céus e Terra”, em 2016, e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017; a paulista Sheyla Smanioto Macedo, vencedora da edição 2015, com o Romance “Desesterro”, conquistou o Prêmio Machado de Assis 2016. Marcos Peres, com “O Evangelho Segundo Hitler”, vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes; e Debora Ferraz, autora do livro “Enquanto Deus não está olhando”, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Alunos da Orquestra Jovem do Sesc participam do 9º Festival Internacional Sesc de Música

orqSITE89

Entre os dias 14 e 25 de janeiro o Rio Grande do Sul receberá novamente um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 9º Festival Internacional Sesc de Música. Durante duas semanas serão oferecidos, na cidade de Pelotas, 60 espetáculos gratuitos, entre concertos, recitais e apresentações nas comunidades, além dos 24 cursos disponíveis, que vão reunir cerca de 380 alunos de estados e países diferentes.

O corpo docente conta com 49 professores, oriundos de 14 nacionalidades, o que qualifica ainda mais o ensino pela diversidade e proporcionará um intercâmbio ímpar de culturas e idiomas. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais da música, entre professores, estudantes, músicos e técnicos.

Esta 9ª edição caracteriza-se pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural.

Um grupo de 12 alunos, sendo cinco do Sesc Ilhotas, em Teresina, e sete do Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, representará a Orquestra Jovem do Sesc Piauí no Festival, juntamente com jovens instrumentistas de projetos de formação de orquestra realizados no Sesc Sergipe e  Sesc Minas Gerais. Além da realização do concerto de abertura da série Concertos Sesc Partituras 2019, os participantes terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos participando de formações paralelas com professores internacionais. 

O grupo de jovens músicos embarca para Pelotas no dia 13/01, ficando na cidade até o fim do Festival. Eles estarão acompanhados do maestro Wellington Emanuel e do técnico de música do Sesc Ilhotas, Samuel Andrade.

“Esse Festival é um dos maiores da América Latina, reunindo alunos e professores do mundo todo, o que possibilitará aos nossos jovens músicos uma excelente troca de saberes e experiências. Nossa expectativa é a melhor possível, pois estaremos expondo nossos alunos a novos horizontes, novas culturas. Essa troca de conhecimento eles levarão para toda a vida”, disse Samuel.

Orquestra Jovem do Sesc

As atividades de música no Sesc promovem ações que ampliam o conhecimento e a sensibilidade em relação às artes e aos elementos que as constituem. Essas ações são aulas de instrumentos musicais, conhecimento teórico, vivências de prática de repertório e práticas de orquestra jovem, dentre outros, todos ofertados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição.

Como forma de consolidar suas ações, o Sesc mantém a Orquestra Jovem do Sesc (OJS), na qual os alunos participam, em média, durante três a cinco anos. As vagas disponíveis para ingressar na Orquestra são sempre renovadas, pois o objetivo é favorecer a formação de novos instrumentistas, por isso a denominação de “Orquestra Jovem”.

As belíssimas apresentações com os alunos e professores se mesclam nos palcos, emocionando o público, além de familiares e amigos dos músicos.

Sesc Caixeiral tem programação especial de férias no CineSesc

cineSesc

O Sesc Caixeiral está com uma programação especial de férias do CineSesc para os meses de janeiro e fevereiro. A entrada é a gratuita e todas as sessões começam sempre às 18h. A classificação varia de acordo com o filme.

O Centro Cultural Sesc Caixeiral fica localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 545, centro de Parnaíba.

Confira abaixo a programação:

11/01 – Jean Charles – classificação: 14 anos

12/01 – Onde está a Felicidade? – classificação: 12 anos

18/01 – Maré, nossa história de amor – classificação: 16 anos

19/01 – Meu País – classificação: 12 anos

25/01 – À Beira do Caminho – classificação: 12 anos

26/01 – Assalto ao Banco Central – classificação: 14 anos

01/02 – O Homem do Futuro – classificação: 12 anos

02/02 – Cidade de Plástico – classificação: 16 anos

Sub-categorias

Pagina 1 de 223

Editais

Ações

Parceiros