Logomarca Sesc
Piauí

Cultura

A área de manifestações culturais é considerada pelo SESC como contexto dos mais expressivos para a elevação dos indivíduos aos patamares superiores da condição humana e da produção de conhecimentos que contribuam para a proposição de soluções para os graves problemas que comprometem o processo de desenvolvimento nacional. Para que tal se efetive é necessário, entretanto, que a Entidade amplie seus esforços no sentido de criar condições que possibilitem à cultura se tornar um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Não é suficiente, no entanto, um dizer de intenções nessa direção ou simplesmente a Entidade torna-se um espaço de ocorrência de produtos que possam ser designados como manifestações culturais. É necessário que os objetos assim reconhecidos pelos SESC sejam aqueles capazes de enriquecer intelectualmente os indivíduos, levá-los a desenvolver uma percepção mais acurada, propiciar-lhes uma nova compreensão das relações sociais, uma releitura de seu estar-no-mundo, permitir-lhes transcender suas condições de origem e formação, dotando-os, por conseguinte, de uma consciência mais universal. Em outras palavras, significa privilegiar produtos culturais que contribuam para construir um novo olho-o-mundo, e que se instrumentalizam em uma ação transformadora dos indivíduos e da sociedade, excluindo-se, portanto, da ação programática da Entidade, aqueles produtos culturais que tendem à sua reificação, por se formarem a partir de conteúdo e formas reiterativas de padrões culturais já gravados na memória de seus receptores.

Estímulo à Produção Cultural

Uma das formas de o SESC atuar no campo da cultura é o estímulo à produção cultural. Ao se constituir como um dos espaços de sua viabilização, estará o SESC criando condições para o seu revigoramento, contribuindo para o aperfeiçoamento da produção cultural brasileira, melhoria do nível intelectual do povo brasileiro e fortalecimento do sentimentos de identidade nacional, visto como condições essenciais do desenvolvimento.

A consciência de que é com uma ação efetiva no campo da produção cultural que o SESC poderá dar uma contribuição real para o alcance desses objetivos leva à necessidade de se definirem critérios e condições que orientem sua ação nesse campo.

A proposição de SESC ser um espaço de viabilização da produção cultural traz em si a necessidade de também ser incorporada à Entidade a função de articulador entre produtores e consumidores de bens culturais. Significa dizer que disponibilizar simplesmente seus espaços não permitirá distinguir seu papel no processo brasileiro, de outras entidades com finalidades e objetivos diversos.Assumir a função de articulador cultural exige a definição de uma proposta de gerenciamento que permita o alcance do objetivo proposto.Para tanto, é necessário que as linhas de trabalho a serem exercitadas permitam dotar os responsáveis pelo prazer cultural das condições necessárias para operacionalizarem o seu pensar e agir.

A Primeira linha de trabalho para efetivar a ação dos produtores culturais á a criação das bases materiais para a apresentação de seus produtos.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Cultura:

Sesc Piauí abre convocatória para o Encontro de Corais de Teresina

convoc

O Sesc Piauí abre convocatória de grupos para o Encontro de Corais de Teresina. Entre os dias 11 e 15 de outubro grupos de canto do Piauí e do Nordeste podem se inscrever, online ou presencialmente, no Sesc Ilhotas, em Teresina. São cinco vagas reservadas para coros de fora do Piauí.

Os corais interessados deverão enviar as suas propostas de apresentações para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou entregar a documentação no Setor de Cultura do Sesc Ilhotas, contendo ficha de inscrição, breve histórico e fotos do coro, breve currículo e foto do regente, cópias das partituras das obras a serem executadas constando os nomes dos respectivos autores e clipagem ou outro material fonográfico com registro de mídia de apresentações do coral (atualizada).

O resultado dos corais selecionados será divulgado no site do Sesc no dia 16 de outubro.

Veja a convocatória completa no link

http://www.pi.sesc.com.br/images/convocatoria/ENCONTRO%20DECORAIS%20EM%20TERESINA.pdf

“Chocobrothers” circula em Teresina, Parnaíba e Floriano pelo Palco Giratório

chocointra

“Chocobrothers”, do grupo paulista de mesmo nome, é o próximo espetáculo do Palco Giratório que vai circular por Teresina, Parnaíba e Floriano.

A peça circense é repleta de ritmo, brilho e glamour, combinando diferentes técnicas de circo, como barra fixa, malabarismos e equilíbrio, com grandes doses de humor. O roteiro coloca os personagens Jeniffer, James e Brian em situações embaraçosas e muito engraçadas.

Além do espetáculo, o grupo também ministra uma oficina de acrobacias e técnicas mistas, que pretende ensinar bases acrobáticas, palhaçaria e malabares para iniciantes nas artes circenses. Os participantes experimentarão técnicas de malabares, acrobacias de solo, mão-a-mão, acrobalance, cascatas e palhaçaria. O público-alvo são artistas circenses iniciantes, estudantes de circo e interessados nas artes circenses com algum preparo físico para atividades corporais.

Confira abaixo a programação completa nas três cidades:

FLORIANO

Oficina de acrobacias e técnicas mistas

Dias 07 e 08/10 | 14h às 18h | Teatro de Arena do Sesc | Inscrição: 1kg de alimento não perecível | 15 vagas

Espetáculo Chocobrothers

09/10 | Teatro de Arena do Sesc | 16h | Entrada: 1kg de alimento não perecível

TERESINA

Espetáculo Chocobrothers

11/10 | Theatro 4 de Setembro | 19h30 | Entrada: 1kg de alimento não perecível

Oficina de acrobacias e técnicas mistas

12/10 | 8h às 12h e 14h às 18h | Escola de Teatro Gomes Campos | Inscrição: 1kg de alimento não perecível | 25 vagas

PARNAÍBA

Espetáculo Chocobrothers

14/10 | Teatro do Sesc Avenida | 19h | Entrada: 1kg de alimento não perecível

Oficina de acrobacias e técnicas mistas

15/10 | 9h | Sesc Avenida | Inscrição: 1kg de alimento não perecível | 20 vagas

Valdeci Cavalcante é homenageado pelo Sebrae Piauí

sebraeval

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, foi homenageado na tarde da última terça-feira (01) durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae.

A reunião foi dirigida pelo presidente do Conselho Deliberativo do órgão, Antônio de Almendra Freitas Neto, que destacou os relevantes serviços prestados por Valdeci ao comércio piauiense e ao estado do Piauí. “Para nós é uma honra homenagear esse ilustre empreendedor que muito tem feito por Teresina e pelo Piauí. Valdeci merece todas as condecorações pelo seu dinamismo, pelo seu trabalho eficiente e principalmente pelos bons frutos que sempre trouxe para nosso estado”, disse.

O conselheiro do Sebrae e propositor da homenagem, Robério de Barros Cantalice, afirmou que Valdeci é um exemplo para todos os trabalhadores do Piauí. “Essa é uma merecida e justa homenagem, que foi aprovada por unanimidade pelo nosso Conselho, mostrando o quanto reconhecemos e somos gratos por todos os benefícios trazidos por Valdeci através do seu esforço e comprometimento com nosso povo. Ele é, sem dúvidas, um grande exemplo para todos os trabalhadores e para toda a sociedade”.

“Qualquer homenagem que venha do Sebrae me deixa muito feliz e honrado, pois é uma instituição que está sempre buscando seu aperfeiçoamento para orientar cada vez mais e melhor a classe empresarial, a maior geradora de empregos deste país. Esse reconhecimento me estimula a continuar trabalhando para buscar sempre o melhor para meu estado”, agradeceu Valdeci Cavalcante.

Sesc Avenida realiza Quartas com Dança

New Project 2

 

O Sesc Avenida, em Parnaíba, promove a quarta edição do “Quartas com Dança”. O projeto propõe ensaios abertos ao público com apresentações dos alunos do curso de dança clássica da unidade e bailarinos convidados.

A apresentação será no dia 25 de setembro, às 19h, no teatro da unidade. A próxima apresentação será dia 30 de outubro, no mesmo horário e local. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Teresina e Parnaíba recebem espetáculo do grupo Gumboot Dance Brasil pelo Palco Giratório

subintra

O grupo paulista Gumboot Dance Brasil apresenta o espetáculo de dança “Subterrâneo” e o espetáculo de repertório “Yebo” em Parnaíba e Teresina pelo Palco Giratório. Em Parnaíba, além das apresentações, também acontece a oficina “Gumboot Dance”. A classificação é livre e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Criado em 2008 a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, o grupo tem como proposta pesquisar e difundir a técnica Gumboot por meio de workshops e apresentações. Gumboot Dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul.

O espetáculo “Subterrâneo” traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje.

Já “Yebo” se remete às origens da Gumboot Dance, abordando a exploração tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas e a celebração dos raros momentos de lazer dos mineradores.

Confira abaixo a programação completa nas duas cidades:

PARNAÍBA
Espetáculo Subterrâneo
21/09 | 19h | Teatro do Sesc Avenida | Entrada: 1kg de alimento não perecível

Oficina Gumboot Dance
22/09 | 14h | Sesc Avenida | Inscrição: 1kg de alimento não perecível | Público-alvo: artistas, comerciários, dependentes e usuários, estudantes e comunidade em geral | 20 vagas

Espetáculo de repertório Yebo
23/09 | 19h | Teatro do Sesc Avenida | Entrada: 1kg de alimento não perecível

TERESINA
Espetáculo de repertório Yebo
25/09 | 19h30 | Theatro 4 de Setembro | Entrada: 1kg de alimento não perecível

Clique no link para abrir a ficha de inscrição da oficina Gumboot Dance

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdC_cqIMmoGGQDSLS-t4BOrip_1HT_G_W1Fb37oIW7JFv-QJA/viewform

Sub-categorias

Pagina 1 de 245

Editais

Ações

Parceiros