Logomarca Sesc
Piauí

Cultura

A área de manifestações culturais é considerada pelo SESC como contexto dos mais expressivos para a elevação dos indivíduos aos patamares superiores da condição humana e da produção de conhecimentos que contribuam para a proposição de soluções para os graves problemas que comprometem o processo de desenvolvimento nacional. Para que tal se efetive é necessário, entretanto, que a Entidade amplie seus esforços no sentido de criar condições que possibilitem à cultura se tornar um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.

Não é suficiente, no entanto, um dizer de intenções nessa direção ou simplesmente a Entidade torna-se um espaço de ocorrência de produtos que possam ser designados como manifestações culturais. É necessário que os objetos assim reconhecidos pelos SESC sejam aqueles capazes de enriquecer intelectualmente os indivíduos, levá-los a desenvolver uma percepção mais acurada, propiciar-lhes uma nova compreensão das relações sociais, uma releitura de seu estar-no-mundo, permitir-lhes transcender suas condições de origem e formação, dotando-os, por conseguinte, de uma consciência mais universal. Em outras palavras, significa privilegiar produtos culturais que contribuam para construir um novo olho-o-mundo, e que se instrumentalizam em uma ação transformadora dos indivíduos e da sociedade, excluindo-se, portanto, da ação programática da Entidade, aqueles produtos culturais que tendem à sua reificação, por se formarem a partir de conteúdo e formas reiterativas de padrões culturais já gravados na memória de seus receptores.

Estímulo à Produção Cultural

Uma das formas de o SESC atuar no campo da cultura é o estímulo à produção cultural. Ao se constituir como um dos espaços de sua viabilização, estará o SESC criando condições para o seu revigoramento, contribuindo para o aperfeiçoamento da produção cultural brasileira, melhoria do nível intelectual do povo brasileiro e fortalecimento do sentimentos de identidade nacional, visto como condições essenciais do desenvolvimento.

A consciência de que é com uma ação efetiva no campo da produção cultural que o SESC poderá dar uma contribuição real para o alcance desses objetivos leva à necessidade de se definirem critérios e condições que orientem sua ação nesse campo.

A proposição de SESC ser um espaço de viabilização da produção cultural traz em si a necessidade de também ser incorporada à Entidade a função de articulador entre produtores e consumidores de bens culturais. Significa dizer que disponibilizar simplesmente seus espaços não permitirá distinguir seu papel no processo brasileiro, de outras entidades com finalidades e objetivos diversos.Assumir a função de articulador cultural exige a definição de uma proposta de gerenciamento que permita o alcance do objetivo proposto.Para tanto, é necessário que as linhas de trabalho a serem exercitadas permitam dotar os responsáveis pelo prazer cultural das condições necessárias para operacionalizarem o seu pensar e agir.

A Primeira linha de trabalho para efetivar a ação dos produtores culturais á a criação das bases materiais para a apresentação de seus produtos.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Cultura:

Sesc comunica mudança de coordenadores

rozeSITE

O Sesc Administração Regional Piauí comunica mudanças em seu quadro de coordenadores. Rozenilda Maria de Castro Silva assume a coordenação regional de Cultura, Rosana Leal Rocha de Moura assume a coordenação estadual do Sesc Ler e Marcos Patrício Vieira de Sousa assume a coordenação pedagógica da Educação Fundamental do Centro Educacional de Teresina.

Na manhã desta sexta-feira (16) a direção regional fez uma reunião com os colaboradores, transmitida através de videoconferência para todas as unidades do Sesc no Piauí, para comunicar as mudanças.

Papo de Rua do Sesc Caixeiral inicia nova temporada neste sábado (17)

Untitled-1

Neste sábado (17), às 18h, o Sesc Caixeiral, em Parnaíba, abre a temporada 2018 do Papo de Rua. A entrada é gratuita.

A primeira edição do ano terá como convidada especial a produtora cultural Cleyde Silva (B-Girl), que também é coordenadora da Casa Hip-Hop de Teresina. A mediação ficará por conta da artista visual parnaibana Valquíria Cunha. 

Saiba mais sobre Cleyde Silva
Cleyde Silva começou sua carreira no ano 2000. Fundou o grupo Dandaras, composto só por mulheres. Em 2003 se juntou a organização de Hip Hop Interação RALÉ. Desde 2005 é integrante do grupo de breaking Original Bomber Crew. Em 2009 entrou para o Núcleo do Dirceu, onde fez turnê nacional e apresentou seu trabalho no Japão, Bélgica, Alemanha e Portugal. Em 2013 concebeu PRObgirl´s, primeira crew feminina de breaking do Piauí. Atualmente coordena a Casa do Hip Hop do Piauí e desenvolve o Casa Dança - projeto de formação em dança contemporânea e breaking. Já realizou vários eventos da Cultura Hip Hop em Teresina, entre eles o Battle Dirceu, Breaking the House, Batalha do Sol, Show do MV BILL e Kamila CDD, Jovens Lideranças e a Nova Favela- CUFA, Cypher Underground, Interação Hip Hop, Show do Diomedes Chinaski, Batalha na Orla.

Mais sobre a mediadora Valquíria Cunha
Valquíria Cunha tem 24 anos, é estudante de psicologia e amante das artes e movimentos culturais no geral. Conheceu o mundo do hip hop através do grafite.

Parque Aquático do Sesc Oeiras fecha para manutenção

oesite

O Sesc Oeiras informa que, por conta da manutenção das piscinas da unidade (troca de filtro, bombas e tubulação), o Parque Aquático estará fechado a partir do dia 19 de fevereiro.

O Parque funcionará normalmente neste domingo (18/02) e tão logo a manutenção das piscinas seja concluída ele voltará a funcionar normalmente.

Lembramos que o hotel da unidade continua em pleno funcionamento.

Clube de Leituras do Sesc Caixeiral discute obra de Marguerite Duras

marguetiteSITE

A segunda edição do ano do Clube de Leituras do Sesc Caixeiral terá como obra discutida “O Amante”, da escritora francesa Marguerite Duras. Será no próximo dia 03 de março, às 18h, no Centro Cultural.

A obra, de grande profundidade melancólica e sensual, escrita em 1984, é considerada a mais importante da autora que, além da literatura, trabalhou com teatro e cinema, foi comunista e engajou-se na Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

A mediação será feita pela escritora e professora de Português Amparo Carvalho.

Manhã de lazer no Sesc Oeiras

carnaoeirasSITE

 

Em virtude de motivo de força maior, o Sesc Oeiras não realizará a matinê carnavalesca neste domingo (11/02). A Gerência do Centro de Turismo e Lazer do Sesc informa que será realizada a manhã recreativa com a programação prevista para o domingo.

 

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 179

Editais

Ações

Parceiros