Logomarca Sesc
Piauí

Sesc realiza palestra e exposição sobre povos indígenas no Museu do Piauí

munduruku

 

“Eu espero que esse encontro seja tão bom para vocês como vai ser para mim”, assim, falando na língua do povo Munduruku, que o escritor Daniel Munduruku iniciou sua palestra no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, na manhã de hoje (12). A palestra faz parte do projeto Sesc Aldeia Intercultural.

O tema abordado é “Vozes Ancestrais: conversas sobre a cultura dos povos indígenas”, em que o palestrante discorreu sobre a grande diversidade indígena, tentando questionar os participantes acerca do conhecimento sobre essa cultura e apresentar nova leitura sobre as sociedades indígenas brasileiras.

“Minha ideia ao falar para educadores, para o público é justamente tentar descontruir essa ideia equivocada do índio genérico, trazendo novas reflexões trazendo dados, trazendo sugestões de como lidar com essa temática”, comentou Daniel Munduruku.

A diretora da Divisão de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha, ressaltou que a cultura indígena é o retrato do Brasil. “O país precisa mostrar essa força e resistência dos povos indígenas. O Sesc está em parceria com o Museu para mostrar todo esse trabalho”, avaliou.

Na ocasião, também aconteceu abertura da exposição coletiva de artes visuais “Grafismos Étnico-Urbanos”, que ficará no Museu até o dia 30 de maio. A mostra traz produções artísticas com o olhar urbano sobre a diversidade da cultura dos povos indígenas. 

Estiveram presentes na solenidade o governador Wellington Dias, a secretária de Cultura Bidi Lima, a diretora do Museu do Piauí Dora Medeiros, o escritor Cinéas Santos, representantes de tribos indígenas e representantes do Sesc.

Editais

Ações

Parceiros