Logomarca Sesc
Piauí

Sesc Centro promove Oficina de Bonecas de Pano com técnica africana

a mulher e a boneca 2

 

A Coordenação de Cultura do Sesc Centro, em Teresina, promove nos dias 24 e 25 de maio, das 14h às 18h, a oficina de bonecas de pano com estética Abayomi. A ministrante será a arte educadora e professora Drika Maria, formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí.

As inscrições podem ser feitas no Sesc Centro até o dia 23 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Serão oferecidas 20 vagas e a taxa de inscrição é 1kg de alimento não perecível.

Durante a oficina serão propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética, criativa e lúdica da construção de bonecas.

O objetivo é proporcionar ao público uma vivência das culturas de matriz africana por meio da técnica de tranças e nós em tecidos de fibras naturais, para a confecção de bonecas de pano Abayomi, que são vestidas com retalhos de estampas coloridas.

Conheça mais sobre a técnica Abayomi

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “encontro precioso”.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (86) 3230-9910.

Editais

Ações

Parceiros