Logomarca Sesc
Piauí

Desenvolvimento Artístico e Cultural

Orquestra do Sesc Piauí participa de Festival no Rio de Janeiro

orquesluizorquestra

 

Uma apresentação no espaço de eventos do Sesc Centro, em Teresina, nesta segunda-feira (23), marcou a ida dos integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Piauí ao Rio de Janeiro. O grupo participará o Festival de Inverno de Petrópolis (RJ), que reúne grandes nomes da música no país.

O Sesc participa a convite do Sesc Rio de Janeiro. Cerca de 20 integrantes da Orquestra vão participar do Festival, aberto no último sábado e que vai até o dia 30 de julho. Esta é a 17ª edição do Festival, que acontece simultaneamente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, com intensa programação cultural, voltada para diferentes públicos, agregando diversas linguagens, artistas e obras.

Os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Parnaíba embarcaram por volta das 12h, na companhia do maestro Wellington Emanuel. Já os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc de Teresina seguem para o Rio de Janeiro às 17h, após apresentar concerto no Sesc Centro.

Sob a regência do maestro Luizão Paiva, os jovens apresentaram as peças “Exodos”, de Samuel Baber, “Asa Branca”, (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga) e “Sole Mio “solo do baixo, Samuel Andrade.

A diretora de Programas Sociais do Sesc Piauí, Ana Lúcia Rocha, disse que a viagem é uma oportunidade única para os jovens estudantes de música. “Eles vão participar de master class com a Orquestra Sinfônica e terão apresentação em companhia da Orquestra Jovem do Sesc Sergipe”, destaca Ana Rocha.

A Orquestra Jovem do Sesc Piauí vai se apresentar dias 26 e 27 de julho, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Na sexta-feira (27), o grupo se apresenta junto com a Orquestra Jovem do Sesc Sergipe e o Coro das Meninas dos Canarinhos.

 

orqupetropolis

 

Sobre a Orquestra Jovem do Sesc

 

O Projeto Orquestra jovem Sesc Piauí surgiu em 2004 na cidade de Parnaíba, litoral do Estado, atendendo crianças e jovens de baixo poder aquisitivo. No Ano seguinte o projeto foi ampliado para Teresina capital do estado.

Atualmente atende cerca de trezentos participantes desenvolvendo cultural jovens músicos que escolheram a Música como forma de expressão, 

Oficina aborda dramaturgia circense

 

dramadanca

 

 Texto e fotos: Ana Cláudia Coelho 

Artistas circenses, bailarinos e estudantes participam da oficina “A Poética da Dramaturgia Circense”, na sede da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ), no centro de Teresina. A oficina, ministrada pelo artista paraibano, Diocélio Barbosa, é realizada pelo Sesc Piauí.

dramacirq

De 16 a 20 de julho, o grupo receberá orientações teóricas e práticas da dramaturgia circense. Na noite desta terça-feira (17), a turma participou de exercícios com cenas envolvendo o corpo. “Será abordada a pluralidade dos processos criativos”, explica a coordenadora de Cultura, Lili Machado.

A oficina vai trabalhar o drama circense, as cenas cômicas e a dramaturgia pessoal do palhaço.

 

Aberto Encontro de Planejamento e Curadoria do Sesc

Enconttroo

 

Com as presenças vice-presidente da Fecomércio Piauí, Denis Cavalcante, dos diretores regionais do Sesc, Campelo Filho (Piauí), José Carlos Bulhosa (BA), Mônica Barros (PB) e Adely Carneiro (SE) foi aberto o I Encontro de Planejamento e Curadoria do Sesc Nordeste das Artes. O evento acontece até sexta-feira na Administração Regional do Sesc.

Também estava presente a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, o diretor Administrativo Financeiro, Jesus Enrique Arias Fernandes e a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha Oliveira.

O diretor regional do Sesc, Campelo Filho, destacou que a região Nordeste tem artistas dos mais variados segmentos e enfatizou a importância do Sesc realizar um circuito para incentivar e divulgar a produção artística de cada estado.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Dênnis Cavalcante, frisou que o Nordeste das Artes vai destacar o talento dos artistas nordestino.

A abertura do Encontro teve apresentação da Orquestra Jovem do Sesc, em composição com o coral da terceira idade do Sesc, Harmony Voice.

 

 

Dani Ribas ministra palestra em Teresina

 dani ribas

 

Coreógrafos de Teresina, técnicos de artes do Sesc, professores de dança, bailarinas e estudantes de dança do Pronatec participaram, na manhã desta quarta-feira (04), de uma palestra com a doutora em Sociologia da Cultura Danis Ribas. O evento aconteceu no Espaço Cultural “Cosme Oliveira”, no prédio da Administração Regional do Sesc.

Dani Ribas veio de São Paulo para participar do projeto Café com Dança, realizado pelo Sesc.

O Café com Dança é uma das ações do projeto C.O.R.P.O. e tem como objetivo proporcionar um espaço de discursão e apresentação de ideias e abordagens que movimentam e ampliam o cenário da dança contemporânea.

Dani Ribas é pesquisadora do Centro de Pesquisas e Formação do Sesc São Paulo. Na palestra em Teresina ela destacou que a prática amadora é importante para formação de público, sendo também importância de aprofundar as experiências de fruição. Falou do projeto Guri, realizado em São Paulo, onde muitas crianças são iniciadas na música.

Ela também destacou o projeto Curumim, também realizado em São Paulo, onde as crianças se identificam com as linguagens. “É importante que as instituições trabalhem numa dimensão que permita apresentar a arte para as crianças”, reforça.

Nesta quinta-feira (5) o projeto segue com a palestra da consultora e pesquisadora em Economia Criativa e Políticas de Cultura, Luciana Guilherme.




Inscrições abertas para concurso Jovens Dramaturgos

jovensdr

 

Se você tem entre 15 e 29 anos e adora escrever, não perca essa oportunidade. A Escola Sesc de Ensino Médio iniciou as inscrições para o VIII Concurso Jovens Dramaturgos 2018. Os autores dos cinco melhores textos ganharão uma residência artística com oficina de dramaturgia, uma leitura dramatizada e uma publicação impressa do seu texto na coletânea do projeto. 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 07 de maio pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para participar, o candidato dever ter entre 15 e 29 anos e enviar textos teatrais inéditos, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os textos serão avaliados por um comitê curador, formado por técnicos de cultura do Sesc, críticos e especialistas em teatro. 

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária dos participantes até 29 anos (completos até a data final da inscrição). Agora, os textos serão divididos em duas categorias (A e B), de acordo com a faixa etária dos autores (15 a 21 anos e 22 a 29 anos). Como finalistas, serão selecionados dois textos da categoria A e dois textos da categoria B.

 

O concurso visa revelar talentos da escrita dramatúrgica de todo o país. A residência artística acontecerá em outubro, no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro.

O Jovens Dramaturgos já revelou 35 jovens escritores das mais diversas regiões do Brasil, sendo 10 da região Nordeste. 

 

Para saber mais acesse o regulamento, que está disponível em escolasesc.com.br/espaco-cultural/projetos/jovensdramaturgos/regulamento2018/

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 29

Editais

Ações

Parceiros