Logomarca Sesc
Piauí

Desenvolvimento Artístico e Cultural

Encontro discute diretrizes da Cultura no Sesc

EncCult 1

 

Com uma emocionante apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral foi aberto o IV Encontro Regional de Cultura do Sesc Piauí, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia. O evento contou com a participação do representante do Departamento Nacional do Sesc, Gilberto Figueiredo, da diretora de Programas Sociais do Sesc Piauí, Ana Lúcia Rocha, da coordenadora Regional de Cultura, Rozenilda Castro, gerentes das unidades, coordenadores e técnicos de Cultura do Sesc.

 

EncCult 2

O auditoescritor, José Ronaldo (professor Branco), ministrou a palestra de abertura com o tema “Acessibilidade Comunicacional”. Ele orientou os técnicos do Sesc sobre questões envolvendo deficiência visual, musicografia e acessibilidade das pessoas com deficiência aos eventos realizados pelo Sesc.

EncCult 4

 

À tarde, o técnico de Música do Sesc, Gilberto Figueiredo, participou de um bate papo com os técnicos, coordenadores de cultura e gerentes das unidades sobre as diretrizes do Sesc no programa Cultura.

“Eventos como esses são importantes para revermos nossas certezas. O pessoal do Departamento Nacional aprende muito com as experiências dos DRs (Departamentos Regionais)”, destaca Figueiredo, ao enfatizar que as experiências exitosas dos regionais são levadas para outras unidades do Sesc.

A diretora de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha, reforçou a importância do Encontro na discussão e formação da agenda de ações do programa Cultura.

Nesta terça-feira (19), foi realizada a oficina prático-teórica Intensiva Modo Operativo AND, com Fernanda Eugênio, diretora do AND Lab – Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência, com sede em Lisboa. A oficina segue nesta quarta e quinta-feira com exercícios de convivência.

O Encontro segue até sábado (23) com oficinas, dinâmicas, grupos de trabalho e elaboração de relatórios, cronogramas de trabalho e visita ao Engenho Cultural São Francisco.

 

Recitais do Natal de Música no Sesc Caixeiral

sesc1

 

O Sesc Caixeiral vai realizar de 11 a 15 de dezembro mais uma edição do Natal de Música com recitais diários a partir das 15h. A abertura será nesta terça-feira (11) às 15h com recital de alunos de viola, flauta, clarinete, violoncelo, violino e sopros metais do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

A programação segue na quarta-feira com apresentação do Coral da Universidade Federal do Maranhão, Coral do Instituto Federal de Educação, Coral do Adulto do Sesc e Coral da Prefeitura de Parnaíba.

Confira a programação e participe.

Natal de Música

11/12 - das 15h às 18h

Recital com alunos de viola, flauta, clarinete, violoncelo, violino e sopros metais do Programa de Comprometimento e Gratuidade – PCG.

 

12/12 – 15h às 18h

Recital com alunos de teclado e violação PCG

18h – Coral Madrigal UFMA

18h30 - Coral IFPI

19h - Coral Sesc Adulto

19h30 – Coral da Prefeitura de Parnaíba

 

13/12 – 15h

Recital com alunos de clarinete, quarteto de cordas – PCG, violino e teclado com alunos mensalistas e convidados

 

14/12 – 15h

Recital com alunos de sanfona – PCG e violão mensalistas e convidados

19h – Concerto Café com Piano – Beetholven Cunha

 

15/12 – 18h

Concerto natalino – Orquestra Jovem Sesc, coral infantil e coral adulto do Sesc

 

 

Inscrições abertas para oficina de escrita criativa

arjorn

 

O Sesc Centro, em Teresina,  está com inscrições abertas para a oficina Escrita Criativa com o jornalista Ciro Gonçalves. A oficina gratuita é uma das ações do projeto Arte da Palavra e será realizada no Sesc Centro, de 29 de outubro a 1º de novembro, das 8h às 12h.

A oficina é aberta a estudantes, comerciários, dependentes de comerciários e o público em geral interessado em aprender a explorar a escrita e a estrutura narrativa.

Ciro Gonçalves nasceu em São Luís (MA), cresceu em Teresina (PI) e desenvolveu seu trabalho artístico em Palmas (TO). É formado em jornalismo e em direito. Lançou o livro de poesias “Formiga formiga formiga e mais formigamentos”. Em 2015 lançou o  álbum em quadrinhos  “A Passeio” em parceria com o jornalista Daniel dos Santos.

 

Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito de Literatura que atua em todas as regiões do país, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Estão em circulação este ano, 70 representantes da diversidade literária.

A finalidade é promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores. O Arte da Palavra tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária.

 

Mais informações:

Setor de Cultura Sesc Centro – 3230-9910

Orquestra do Sesc Piauí participa de Festival no Rio de Janeiro

orquesluizorquestra

 

Uma apresentação no espaço de eventos do Sesc Centro, em Teresina, nesta segunda-feira (23), marcou a ida dos integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Piauí ao Rio de Janeiro. O grupo participará o Festival de Inverno de Petrópolis (RJ), que reúne grandes nomes da música no país.

O Sesc participa a convite do Sesc Rio de Janeiro. Cerca de 20 integrantes da Orquestra vão participar do Festival, aberto no último sábado e que vai até o dia 30 de julho. Esta é a 17ª edição do Festival, que acontece simultaneamente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, com intensa programação cultural, voltada para diferentes públicos, agregando diversas linguagens, artistas e obras.

Os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Parnaíba embarcaram por volta das 12h, na companhia do maestro Wellington Emanuel. Já os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc de Teresina seguem para o Rio de Janeiro às 17h, após apresentar concerto no Sesc Centro.

Sob a regência do maestro Luizão Paiva, os jovens apresentaram as peças “Exodos”, de Samuel Baber, “Asa Branca”, (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga) e “Sole Mio “solo do baixo, Samuel Andrade.

A diretora de Programas Sociais do Sesc Piauí, Ana Lúcia Rocha, disse que a viagem é uma oportunidade única para os jovens estudantes de música. “Eles vão participar de master class com a Orquestra Sinfônica e terão apresentação em companhia da Orquestra Jovem do Sesc Sergipe”, destaca Ana Rocha.

A Orquestra Jovem do Sesc Piauí vai se apresentar dias 26 e 27 de julho, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Na sexta-feira (27), o grupo se apresenta junto com a Orquestra Jovem do Sesc Sergipe e o Coro das Meninas dos Canarinhos.

 

orqupetropolis

 

Sobre a Orquestra Jovem do Sesc

 

O Projeto Orquestra jovem Sesc Piauí surgiu em 2004 na cidade de Parnaíba, litoral do Estado, atendendo crianças e jovens de baixo poder aquisitivo. No Ano seguinte o projeto foi ampliado para Teresina capital do estado.

Atualmente atende cerca de trezentos participantes desenvolvendo cultural jovens músicos que escolheram a Música como forma de expressão, 

Oficina aborda dramaturgia circense

 

dramadanca

 

 Texto e fotos: Ana Cláudia Coelho 

Artistas circenses, bailarinos e estudantes participam da oficina “A Poética da Dramaturgia Circense”, na sede da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ), no centro de Teresina. A oficina, ministrada pelo artista paraibano, Diocélio Barbosa, é realizada pelo Sesc Piauí.

dramacirq

De 16 a 20 de julho, o grupo receberá orientações teóricas e práticas da dramaturgia circense. Na noite desta terça-feira (17), a turma participou de exercícios com cenas envolvendo o corpo. “Será abordada a pluralidade dos processos criativos”, explica a coordenadora de Cultura, Lili Machado.

A oficina vai trabalhar o drama circense, as cenas cômicas e a dramaturgia pessoal do palhaço.

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 30

Editais

Ações

Parceiros