Logomarca Sesc
Piauí

Desenvolvimento Artístico e Cultural

Recitais do Natal de Música no Sesc Caixeiral

sesc1

 

O Sesc Caixeiral vai realizar de 11 a 15 de dezembro mais uma edição do Natal de Música com recitais diários a partir das 15h. A abertura será nesta terça-feira (11) às 15h com recital de alunos de viola, flauta, clarinete, violoncelo, violino e sopros metais do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

A programação segue na quarta-feira com apresentação do Coral da Universidade Federal do Maranhão, Coral do Instituto Federal de Educação, Coral do Adulto do Sesc e Coral da Prefeitura de Parnaíba.

Confira a programação e participe.

Natal de Música

11/12 - das 15h às 18h

Recital com alunos de viola, flauta, clarinete, violoncelo, violino e sopros metais do Programa de Comprometimento e Gratuidade – PCG.

 

12/12 – 15h às 18h

Recital com alunos de teclado e violação PCG

18h – Coral Madrigal UFMA

18h30 - Coral IFPI

19h - Coral Sesc Adulto

19h30 – Coral da Prefeitura de Parnaíba

 

13/12 – 15h

Recital com alunos de clarinete, quarteto de cordas – PCG, violino e teclado com alunos mensalistas e convidados

 

14/12 – 15h

Recital com alunos de sanfona – PCG e violão mensalistas e convidados

19h – Concerto Café com Piano – Beetholven Cunha

 

15/12 – 18h

Concerto natalino – Orquestra Jovem Sesc, coral infantil e coral adulto do Sesc

 

 

Inscrições abertas para oficina de escrita criativa

arjorn

 

O Sesc Centro, em Teresina,  está com inscrições abertas para a oficina Escrita Criativa com o jornalista Ciro Gonçalves. A oficina gratuita é uma das ações do projeto Arte da Palavra e será realizada no Sesc Centro, de 29 de outubro a 1º de novembro, das 8h às 12h.

A oficina é aberta a estudantes, comerciários, dependentes de comerciários e o público em geral interessado em aprender a explorar a escrita e a estrutura narrativa.

Ciro Gonçalves nasceu em São Luís (MA), cresceu em Teresina (PI) e desenvolveu seu trabalho artístico em Palmas (TO). É formado em jornalismo e em direito. Lançou o livro de poesias “Formiga formiga formiga e mais formigamentos”. Em 2015 lançou o  álbum em quadrinhos  “A Passeio” em parceria com o jornalista Daniel dos Santos.

 

Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito de Literatura que atua em todas as regiões do país, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Estão em circulação este ano, 70 representantes da diversidade literária.

A finalidade é promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores. O Arte da Palavra tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária.

 

Mais informações:

Setor de Cultura Sesc Centro – 3230-9910

Orquestra do Sesc Piauí participa de Festival no Rio de Janeiro

orquesluizorquestra

 

Uma apresentação no espaço de eventos do Sesc Centro, em Teresina, nesta segunda-feira (23), marcou a ida dos integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Piauí ao Rio de Janeiro. O grupo participará o Festival de Inverno de Petrópolis (RJ), que reúne grandes nomes da música no país.

O Sesc participa a convite do Sesc Rio de Janeiro. Cerca de 20 integrantes da Orquestra vão participar do Festival, aberto no último sábado e que vai até o dia 30 de julho. Esta é a 17ª edição do Festival, que acontece simultaneamente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, com intensa programação cultural, voltada para diferentes públicos, agregando diversas linguagens, artistas e obras.

Os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Parnaíba embarcaram por volta das 12h, na companhia do maestro Wellington Emanuel. Já os integrantes da Orquestra Jovem do Sesc de Teresina seguem para o Rio de Janeiro às 17h, após apresentar concerto no Sesc Centro.

Sob a regência do maestro Luizão Paiva, os jovens apresentaram as peças “Exodos”, de Samuel Baber, “Asa Branca”, (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga) e “Sole Mio “solo do baixo, Samuel Andrade.

A diretora de Programas Sociais do Sesc Piauí, Ana Lúcia Rocha, disse que a viagem é uma oportunidade única para os jovens estudantes de música. “Eles vão participar de master class com a Orquestra Sinfônica e terão apresentação em companhia da Orquestra Jovem do Sesc Sergipe”, destaca Ana Rocha.

A Orquestra Jovem do Sesc Piauí vai se apresentar dias 26 e 27 de julho, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Na sexta-feira (27), o grupo se apresenta junto com a Orquestra Jovem do Sesc Sergipe e o Coro das Meninas dos Canarinhos.

 

orqupetropolis

 

Sobre a Orquestra Jovem do Sesc

 

O Projeto Orquestra jovem Sesc Piauí surgiu em 2004 na cidade de Parnaíba, litoral do Estado, atendendo crianças e jovens de baixo poder aquisitivo. No Ano seguinte o projeto foi ampliado para Teresina capital do estado.

Atualmente atende cerca de trezentos participantes desenvolvendo cultural jovens músicos que escolheram a Música como forma de expressão, 

Oficina aborda dramaturgia circense

 

dramadanca

 

 Texto e fotos: Ana Cláudia Coelho 

Artistas circenses, bailarinos e estudantes participam da oficina “A Poética da Dramaturgia Circense”, na sede da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ), no centro de Teresina. A oficina, ministrada pelo artista paraibano, Diocélio Barbosa, é realizada pelo Sesc Piauí.

dramacirq

De 16 a 20 de julho, o grupo receberá orientações teóricas e práticas da dramaturgia circense. Na noite desta terça-feira (17), a turma participou de exercícios com cenas envolvendo o corpo. “Será abordada a pluralidade dos processos criativos”, explica a coordenadora de Cultura, Lili Machado.

A oficina vai trabalhar o drama circense, as cenas cômicas e a dramaturgia pessoal do palhaço.

 

Aberto Encontro de Planejamento e Curadoria do Sesc

Enconttroo

 

Com as presenças vice-presidente da Fecomércio Piauí, Denis Cavalcante, dos diretores regionais do Sesc, Campelo Filho (Piauí), José Carlos Bulhosa (BA), Mônica Barros (PB) e Adely Carneiro (SE) foi aberto o I Encontro de Planejamento e Curadoria do Sesc Nordeste das Artes. O evento acontece até sexta-feira na Administração Regional do Sesc.

Também estava presente a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, o diretor Administrativo Financeiro, Jesus Enrique Arias Fernandes e a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha Oliveira.

O diretor regional do Sesc, Campelo Filho, destacou que a região Nordeste tem artistas dos mais variados segmentos e enfatizou a importância do Sesc realizar um circuito para incentivar e divulgar a produção artística de cada estado.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Dênnis Cavalcante, frisou que o Nordeste das Artes vai destacar o talento dos artistas nordestino.

A abertura do Encontro teve apresentação da Orquestra Jovem do Sesc, em composição com o coral da terceira idade do Sesc, Harmony Voice.

 

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 30

Editais

Ações

Parceiros