Logomarca Sesc
Piauí

Desenvolvimento Artístico e Cultural

Inscrições abertas para Prêmio Sesc de Literatura

 

PremioLit18

 

Em sua 15ª edição, concurso já revelou 25 autores ao mercado literário

 

Começaram nesta segunda-feira (8) e vão até o dia 16 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2018. O concurso nacional é aberto a autores inéditos, nas categorias conto e romance, tendo como premiação a publicação e distribuição dos livros vencedores pela Editora Record.  Interessados devem acessar o site www.sesc.com.br/premiosesc, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

O Prêmio Sesc de Literatura está na sua 15ª edição e já revelou ao mercado literário 25 novos autores. Os vencedores têm o livro publicado e participam de diversos eventos do Sesc como cafés literários no Sesc Paraty durante a Flip e bate-papos entre autores pelo projeto Arte da Palavra, que circula por todo o país. O concurso cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Para participar, o candidato deve acessar a internet para preenchimento do formulário de inscrição e inserção de sua obra digitalizada. O autor pode concorrer nas duas categorias – conto e romance -  desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições são realizadas separadamente.

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2018. Informações adicionais podem ser obtidas junto à organização do Prêmio pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Natal de Música no Sesc Caixeiral

natamus1312

 

As janelas do prédio histórico do Complexo Cultural Sesc Caixeiral, no centro de Parnaíba, vão se abrirem na noite deste sábado (16), às 18 horas,  para a emocionante apresentação do Coral Infantil do Sesc e da Orquestra Jovem do Sesc de Parnaíba. O Natal de Música no Sesc Caixeiral acontece  de 13 a 16 de dezembro com classificação livre e entrada gratuita.

O projeto é uma realização do Sesc Caixeiral para marcar o encerramento das atividades de música no Complexo Cultural. Serão três dias de apresentações dos estudantes de música. O evento consolida as ações realizadas no Sesc Caixeiral e promove a formação de público ouvinte, despertando o gosto pela arte e desenvolvendo a sensibilidade musical dos alunos do Sesc.  

As apresentações de teclado e violino vão acontecer dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 16h na Sala de Concertos Francisco Eliziário, no Sesc Caixeiral.

Dia 15 de dezembro, a Orquestra Jovem do Sesc apresenta concerto natalino no Sesc Caixeiral. A Orquestra é composta por cerca de 40 estudantes de instrumentos de Orquestra do Sesc Caixeiral. Tem como regente o maestro Wellington Emanoel.

A noite de sábado (16) vai ser especial com a apresentação do Coral Infantil do Sesc junto com a Orquestra Jovem do Sesc de Parnaíba no concerto natalino. A noite de emoções terá, ainda, encenação teatral do Grupo Cabaça Produções e apresentação de dança do grupo Raízes do Nordeste.

Confira a programação e participe.

13/12 - 16h – Apresentação de Teclado

Alunos dos professores: Agnaldo Gaspar e Edvan Cavalcante

Local: Sala de Concerto Francisco Eliziário

 

14/12 - 16h – Apresentação de Violino

Alunos dos professores: Agnaldo Gaspar, Adailson Paiva e Eunice de Oliveira

Local: Sala de Concerto Francisco Eliziário

 

15/12 – 16h – Apresentação da Orquestra Jovem do Sesc

Sob a regência do maestro Wellington Emanoel

Local: Sala de concertos Francisco Eliziário

 

16/12 - 18h – Apresentação Coral Infantil e Orquestra Jovem do Sesc

Encenação do teatral do grupo Cabaça Produções e dança com grupo Raízes do Nordeste

Local: Sala de Concerto Francisco Eliziário

Leandro Mello fala sobre Direitos Autorais

Leandro20

 

Cantores, compositores, produtores musicais e fonográficos assistiram a palestra “Direitos Autorais”, realizada na manhã deste domingo na Sala de Concertos Francisco Eliziário, no Sesc Caixeiral. A palestra foi ministrada por Leandro Mello, membro da Abramus – Associação Brasileira de Música e Artes.

Ele falou sobre as normas do ECAD ( Escritório Central de Arrecadação). Trata-se de um órgão que arrecada os direitos autorais de cada música tocada “em execução pública” no Brasil, seja a ela nacional ou estrangeira e repassa o valor aos autores, produtores fonográficos  e intépretes.

Leandro Mello disse que em 2016, o ECAD repassou 5,5 milhões em arrecadações para 137,461 titulares de músicas beneficiados. Ele explicou que o valor é pago ao produtor fonográfico, que leva o maior percentual e ao interprete da música.

Em seguida, respondeu as dúvidas dos músicos sobre arrecadação, inscrição nas associações que recolhem o ECAD e a abdição de direitos autorais ao ECAD. “O autor pode abdicar do direito, mas tem que informar a associação a música cadastrada”.

O direito autoral atinge até três gerações familiares do titular. “A música passa a ter domínio público após 75 anos após a morte do legítimo compositor ou do último compositor em caso de mais de uma autoria inscrita”

Sesc vai realizar Semana Pedagógica de Música

orquestnna

 

Alunos e professores da Orquestra Jovem do Sesc de Teresina e da Orquestra Jovem do Sesc de Parnaíba vão participar da Semana Pedagógica de Música. O evento acontece de 1 a 8 de dezembro, no Sesc Praia, em Luís Correia e reunirá alunos, professores e maestros das duas orquestras.  Serão realizadas oficinas de Luthieria e de criatividade, experimentação e composição musical para orquestra e outros grandes grupos instrumentais.

A Semana Pedagógica de Música promoverá atividades relacionas à interpretação, improvisação, composição, apreciação, técnica instrumental, leitura e escrita musical. Também será feito  trabalho de audição de repertório variado trabalhado ao longo do ano, abrangendo períodos históricos e diversas regiões do mundo, com ênfase na música brasileira, considerando as produções locais e a música da atualidade.

“Será um evento muito proveitoso para alunos e professores de instrumento das orquestras do Sesc”, destaca a coordenadora Regional de Cultura, Lili Machado.  A finalidade é resgatar e traçar novas metodologias nas atividades dos cursos de instrumentos da Orquestra Jovem do Sesc. O evento também vai marcar a confraternização dos alunos de Orquestra de Teresina e de Parnaíba.

A programação da Semana Pedagógica de Música destaca a apresentação da Orquestra de Parnaíba e de Teresina no Sesc Caixeiral, em Parnaíba.

PROGRAMAÇÃO

02/12 – Apresentação da Orquestra de Parnaíba e Teresina no Sesc Caixeiral

03/12 – Confraternização dos alunos de Teresina e Parnaíba no Sesc Praia

04 e 05/12 – Oficina de criatividade, experimentação e composição musical para orquestras e outros grandes grupos instrumentais (manhã e tarde)

06/12 – Oficina de Luthieria (manhã e tarde)

 

 

Curso do Sesc forma alfabetizadores de crianças e adultos

jorge barbosa

 

Novidade na programação literária do Sesc Caixeiral, em Parnaíba. De 13 a 18 de novembro o Sesc o minicurso Formação de Multiplicadores para Alfabetizar Crianças e Adultos em Situação de Risco. A ação formativa integra o projeto De Tempos em Tempos, Literatura.

O curso, ministrado pelo professor e escritor Jorge Barbosa, tem como público alvo trabalhadores sociais comunitários, líderes comunitários, estudantes, acadêmicos, professores e pedagogos. As aulas vão acontecer no Sesc Caixeiral, das 17 às 21h. As matrículas são efetuadas no Setor de Literatura do Complexo Cultural.

Durante a formação, serão tratados assuntos de interesses existenciais, educacionais, culturais, sociais, filosóficos e estéticos. No curso, os alunos também vão trabalhar as dificuldades relacionais e emocionais, valorizando os processos de alfabetização e a linguagem como mediadoras de conflitos.

 

Sobre Jorge Barbosa

Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná Professor de Literatura e Língua Portuguesa. Autor de "Poesia ou Crime Quase Perfeito"; "Mais" e "Mequetrefes". É produtor e angariador de apoios culturais para a rádio Educativa do Paraná, 1997/199. Colaborador da revista Ideas coluna literária "Diversos" 2007/2008.

Lecionou em diversos colégios de Curitiba e região metropolitana, além de ministrar, palestras e oficinas de criação e sensibilização poética para as secretarias de Educação Cultura, Biblioteca Pública do Paraná, colégios particulares e no Sesc-PR. Contribuiu na implantação do Circuito de Recitais em Curitiba. Lançou "Buquês de Alfafas" pela editora Kafka Edições Baratas em 2005 e "Ópera 44", Ed. Pisano, com o artista plástico Paulo Pisano em 2006. 

Sub-categorias

Pagina 1 de 28

Editais

Ações

Parceiros