Logomarca Sesc
Piauí

Educação

A diretriz básica do SESC durante toda a sua história tem sido a de que os serviços prestados à sua clientela devem transcender em seus resultados às necessidades imediatas a que se destinam. Nesse sentido, os documentos orientados do trabalho social do SESC preocuparam-se em enfatizar que os serviços prestados devessem ter um caráter educativo que permitisse o enriquecimento espiritual dos indivíduos, e deste modo, contribuíssem para que se tornassem agentes ativos e conscientes do processo de desenvolvimento político, econômico e social brasileiro. Se esta orientação se tem demonstrado correta e deve ser mantida, observa-se, no entanto, que as alterações ocorridas na sociedade brasileira nas últimas décadas exigem que o SESC, a par de reforçar realmente o caráter educativos dos serviços prestados à clientela nos distintos segmentos que constituem o campo do bem-estar social, enfatize de forma significativa sua ação no campo da educação, face aos compromissos que tem com o desenvolvimento nacional, e no apoio aos menos favorecidos no seu processo de autodesenvolvimento.

Este chamamento maior ao SESC para uma atuação mais expressiva no campo da educação decorre da constatação de que o acelerado processo de transformações que a sociedade brasileira e mundial têm passado nos últimos anos exige dos indivíduos habilidades específicas que lhes permitam agir de maneira mais eficaz, interpretando e reavaliando a todo o momento informações e conhecimentos, sob pena de serem alijados deste processo de transformação social, tornando-se cidadão de segunda classe, obstáculo á passagem do Brasil para os padrões de uma sociedade desenvolvida.

Assim, a educação apresenta-se como o processo social por excelência, para dotar os indivíduos da estrutura mental capaz de torná-los eficientes no seu autodesenvolvimento, de produzirem respostas às suas necessidades e à de seus familiares e de se tornarem cidadãos capazes de participar de forma afirmativa da vida econômica, política e sócio-cultural do País.

Tendo em vista, entretanto, que o sistema educacional brasileiro, mormente no âmbito da educação pública, não vem sendo capaz de responder eficientemente aos objetivos a que se propõe, e que é a esse segmento da rede de ensino que parcela expressiva da clientela do SESC tem que recorrer, face às suas limitação, econômicas, para atender aa suas necessidades no campo da educação formal, é imperioso, portanto, que a Entidade, em respeito ás suas origens e destinação, desenvolva ações de suporte e complementaridade que visem á imprescindível melhoria da qualidade desse ensino.

Ao mesmo tempo, como resposta à demanda de sua clientela por uma educação de qualidade, o SESC deverá concertar sua ação no atendimento aos dependentes dos comerciários assumindo uma ação pedagógica voltada para a Educação Infantil, aos comerciários que necessitem de suplência e àqueles que busque o aperfeiçoamento ou maior qualificação funcional.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Educação:

Inscrições abertas para curso de Inglês no Sesc Centro

cursos ingles2

 

O Sesc Centro está com novas vagas gratuitas para curso de inglês pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). São 12 vagas para crianças de 12 e 13 anos, para o turno da tarde. O curso tem carga horária de 120 horas/aulas.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 15 e 17 de abril, das 8h às 19h, no Sesc Centro. A seleção será no dia 22 de abril e o resultado estará disponível no dia 23 de abril no site do Sesc (www.pi.sesc.com.br) e no quadro de aviso da unidade.

As matrículas serão feitas de 24 a 26 de abril, na própria unidade, das 8h às 19h. O início do curso será informado no ato da inscrição.

XVIII Semana Pedagógica do Sesc tem como tema “Arte na Educação”

SP arte para site e revista

O Sesc Praia, em Luís Correia, recebe entre os dias 20 e 25 de janeiro a XVIII Semana Pedagógica do Sesc, que este ano terá como tema “Arte na Educação”.

O objetivo do evento é proporcionar debates e trocas de experiências sobre o trabalho das escolas do Sesc, trazendo nesta edição a temática do componente curricular Arte nas seguintes linguagens: as artes visuais, a dança, a música e o teatro.

Francisca das Chagas Lemos, coordenadora de educação do Sesc Piauí, explica a importância da Semana Pedagógica. “Nesse encontro reunimos anualmente os profissionais que trabalham na Educação Infantil, Fundamental, de Jovens e Adultos e Educação Complementar em nove municípios do Piauí, possibilitando uma troca de experiências e saberes vivenciados a partir do cotidiano escolar, além de oferecer a esses educadores uma formação continuada”.

Na programação da Semana Pedagógica constam palestras, discussões, oficinas, grupos de trabalho por segmento, relatos de experiências, apresentação de pôsteres, atividades culturais e formação com os coordenadores pedagógicos.

Participarão do evento 129 profissionais que trabalham nas 11 unidades de ensino do Sesc no Piauí.

Escola Sesc de Ensino Médio abre inscrições para 2019

esem site

A Escola Sesc de Ensino Médio, instituição de excelência localizada no Rio de Janeiro, abre processo de admissão para o ano de 2019, com bolsas de 100%. As pré-inscrições iniciam amanhã (10), a partir das 10h, e seguem até às 18h do dia 4 de maio, no endereço http://escolasesc.com.br/inscricoes2019

São 164 vagas distribuídas entre estudantes de todo Brasil; para o Piauí, são reservadas quatro vagas. Podem se inscrever no processo admissional adolescentes nascidos entre 2003 e 2005 e que estejam cursando ou ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental.

As vagas são a candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a cinco salários mínimos. Pode participar filhos de comerciários e estudantes que ao longo de sua vida tenha estudado dois terços do Ensino Fundamental em escola pública ou na condição de bolsista integral.

O processo admissional inclui três etapas: prova escrita de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e redação; pontuação a partir dos critérios indicados no edital; e entrevista com candidato e seus responsáveis.

Confirmação da inscrição

No período de 4 e 10 de junho, o responsável legal pelo candidato deve dirigir-se a unidade do Sesc, que será informado por meio da página da Escola, para efetivar a inscrição. Os documentos necessários são:

  • Duas fotos 3x4 do candidato
  • Certidão de nascimento ou cédula de identidade
  • Declaração escolar original, que ateste que o candidato está cursando em 2018 o último ano do Ensino Fundamental (com data de emissão inferior a 30 dias) ou Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental
  • Comprovante de residência do candidato no estado onde foi realizada a pré-inscrição

Para mais informações, acesse http://escolasesc.com.br/processo-admissional/.

Conheça a ESEM

Além da bolsa de estudos integral durante os três anos de ensino médio, os alunos aprovados são contemplados com moradia na escola e recebem gratuitamente material pedagógico completo, uniformes, alimentação, assistência médica e odontológica. Professores, tutores, mentores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais fazem parte do corpo docente altamente qualificado que acompanha os estudantes.

Inaugurada em 2008, a ESEM fica localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, instalada num campus de 131 metros quadrados. Conta com privilegiada estrutura de ensino, com Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo. 

Sesc Avenida divulga vagas para curso de Dança Popular do PCG

pcg2017

 

O Sesc Avenida divulga novas vagas para o curso de Dança Popular nas modalidades básico, intermediário e avançado dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

 

As inscrições serão de 20 a 24 de fevereiro e 02 e 03 de março, das 8h às 19h, na Central de Atendimento do Sesc Avenida e nos locais onde serão realizados os cursos (ver em link abaixo).

 

A seleção será no dia 06 de março. No dia 07 do mesmo mês o resultado será divulgado no site do Sesc (www.pi.sesc.com.br) e no quadro de aviso do Sesc Avenida.

 

As matrículas poderão ser feitas nos dias 08, 09, 10 e 13 de março na Central de Atendimento do Sesc Avenida, localizado na Rua Eunice Weaver, 01, Centro, das 8h às 19h. O início das aulas será informado no ato da matrícula.

 

Clique aqui para ver a relação das modalidades, carga horária, turnos e vagas

ESEM sediará 3ª edição do Educação 360

ESEM site ter

Pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vistas estarão reunidas na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro, dias 23 e 24 de setembro, para a terceira edição do Educação 360. O evento, promovido pelos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Sesc e a Prefeitura do Rio, contará com participação de renomados especialistas e apresentação de experiências inovadoras.

Entre os convidados do encontro estão o sociólogo francês Michel Maffesoli, considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidadade; a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães; o reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da universidade, Antônio Nóvoa, e o pesquisador espanhol Manuel Castells, professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade da Califórnia, com mais de 25 livros publicados.

Nas mesas de debates serão apresentados mais de 20 estudos de caso, como o ‘Alfabetização Emocional’, desenvolvido e aplicado com sucesso na Itália, e agora replicado no Vidigal, no Rio, e o ‘Coletivo Escola do Amazonas’, que surgiu a partir de um grupo de pais em busca de uma educação de qualidade para seus filhos.

O Sesc apresentará dois estudos: um na mesa Tecnologia e Inovação, com o tema ‘Escola Sesc de Ensino Médio e Ensino Híbrido’, que abordará a integração entre aulas presenciais e ambientes virtuais de aprendizagem;  e outro na mesa Currículo e Avaliação, sobre a experiência do Colégio Sesc Teófilo Otoni, localizado em Minas Gerais, que atende alunos do ensino médio em regime integral.

Para discutir estes e outros importantes estudos, as mesas contarão com nomes como José Pacheco, Ricardo Paes de Barros, Danilo Miranda, Cesar Calegari, Eduardo Deschamps e Lea Fagundes, entre outros. As mediações serão feitas pelo colunista do Globo e presidente da Associação de Jornalistas de Educação, Antonio Góis, e pelo diretor de Redação do jornal Extra, Octavio Guedes.

As conferências e as sete mesas de debate terão transmissão ao vivo pelo link www.sesc.com.br/educacao360. O calendário de atividades e a programação completa está disponível em http://eventos.oglobo.globo.com/educacao-360/2016/.

Sub-categorias

Pagina 1 de 97

Editais

Ações

Parceiros