Logomarca Sesc
Piauí

Educação

A diretriz básica do SESC durante toda a sua história tem sido a de que os serviços prestados à sua clientela devem transcender em seus resultados às necessidades imediatas a que se destinam. Nesse sentido, os documentos orientados do trabalho social do SESC preocuparam-se em enfatizar que os serviços prestados devessem ter um caráter educativo que permitisse o enriquecimento espiritual dos indivíduos, e deste modo, contribuíssem para que se tornassem agentes ativos e conscientes do processo de desenvolvimento político, econômico e social brasileiro. Se esta orientação se tem demonstrado correta e deve ser mantida, observa-se, no entanto, que as alterações ocorridas na sociedade brasileira nas últimas décadas exigem que o SESC, a par de reforçar realmente o caráter educativos dos serviços prestados à clientela nos distintos segmentos que constituem o campo do bem-estar social, enfatize de forma significativa sua ação no campo da educação, face aos compromissos que tem com o desenvolvimento nacional, e no apoio aos menos favorecidos no seu processo de autodesenvolvimento.

Este chamamento maior ao SESC para uma atuação mais expressiva no campo da educação decorre da constatação de que o acelerado processo de transformações que a sociedade brasileira e mundial têm passado nos últimos anos exige dos indivíduos habilidades específicas que lhes permitam agir de maneira mais eficaz, interpretando e reavaliando a todo o momento informações e conhecimentos, sob pena de serem alijados deste processo de transformação social, tornando-se cidadão de segunda classe, obstáculo á passagem do Brasil para os padrões de uma sociedade desenvolvida.

Assim, a educação apresenta-se como o processo social por excelência, para dotar os indivíduos da estrutura mental capaz de torná-los eficientes no seu autodesenvolvimento, de produzirem respostas às suas necessidades e à de seus familiares e de se tornarem cidadãos capazes de participar de forma afirmativa da vida econômica, política e sócio-cultural do País.

Tendo em vista, entretanto, que o sistema educacional brasileiro, mormente no âmbito da educação pública, não vem sendo capaz de responder eficientemente aos objetivos a que se propõe, e que é a esse segmento da rede de ensino que parcela expressiva da clientela do SESC tem que recorrer, face às suas limitação, econômicas, para atender aa suas necessidades no campo da educação formal, é imperioso, portanto, que a Entidade, em respeito ás suas origens e destinação, desenvolva ações de suporte e complementaridade que visem á imprescindível melhoria da qualidade desse ensino.

Ao mesmo tempo, como resposta à demanda de sua clientela por uma educação de qualidade, o SESC deverá concertar sua ação no atendimento aos dependentes dos comerciários assumindo uma ação pedagógica voltada para a Educação Infantil, aos comerciários que necessitem de suplência e àqueles que busque o aperfeiçoamento ou maior qualificação funcional.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Educação:

Sesc Avenida divulga vagas para curso de Dança Popular do PCG

pcg2017

 

O Sesc Avenida divulga novas vagas para o curso de Dança Popular nas modalidades básico, intermediário e avançado dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

 

As inscrições serão de 20 a 24 de fevereiro e 02 e 03 de março, das 8h às 19h, na Central de Atendimento do Sesc Avenida e nos locais onde serão realizados os cursos (ver em link abaixo).

 

A seleção será no dia 06 de março. No dia 07 do mesmo mês o resultado será divulgado no site do Sesc (www.pi.sesc.com.br) e no quadro de aviso do Sesc Avenida.

 

As matrículas poderão ser feitas nos dias 08, 09, 10 e 13 de março na Central de Atendimento do Sesc Avenida, localizado na Rua Eunice Weaver, 01, Centro, das 8h às 19h. O início das aulas será informado no ato da matrícula.

 

Clique aqui para ver a relação das modalidades, carga horária, turnos e vagas

ESEM sediará 3ª edição do Educação 360

ESEM site ter

Pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vistas estarão reunidas na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro, dias 23 e 24 de setembro, para a terceira edição do Educação 360. O evento, promovido pelos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Sesc e a Prefeitura do Rio, contará com participação de renomados especialistas e apresentação de experiências inovadoras.

Entre os convidados do encontro estão o sociólogo francês Michel Maffesoli, considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidadade; a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães; o reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da universidade, Antônio Nóvoa, e o pesquisador espanhol Manuel Castells, professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade da Califórnia, com mais de 25 livros publicados.

Nas mesas de debates serão apresentados mais de 20 estudos de caso, como o ‘Alfabetização Emocional’, desenvolvido e aplicado com sucesso na Itália, e agora replicado no Vidigal, no Rio, e o ‘Coletivo Escola do Amazonas’, que surgiu a partir de um grupo de pais em busca de uma educação de qualidade para seus filhos.

O Sesc apresentará dois estudos: um na mesa Tecnologia e Inovação, com o tema ‘Escola Sesc de Ensino Médio e Ensino Híbrido’, que abordará a integração entre aulas presenciais e ambientes virtuais de aprendizagem;  e outro na mesa Currículo e Avaliação, sobre a experiência do Colégio Sesc Teófilo Otoni, localizado em Minas Gerais, que atende alunos do ensino médio em regime integral.

Para discutir estes e outros importantes estudos, as mesas contarão com nomes como José Pacheco, Ricardo Paes de Barros, Danilo Miranda, Cesar Calegari, Eduardo Deschamps e Lea Fagundes, entre outros. As mediações serão feitas pelo colunista do Globo e presidente da Associação de Jornalistas de Educação, Antonio Góis, e pelo diretor de Redação do jornal Extra, Octavio Guedes.

As conferências e as sete mesas de debate terão transmissão ao vivo pelo link www.sesc.com.br/educacao360. O calendário de atividades e a programação completa está disponível em http://eventos.oglobo.globo.com/educacao-360/2016/.

Colaboradores discutem novo sistema

 

reunsist

 

Os técnicos do programa Educação do Sesc Piauí participaram de reunião com a equipe da Coordenação de Planejamento e Divisão de Programas Sociais do Sesc. A reunião aconteceu na Sala de Reuniões do Conselho Regional, em Teresina.

Os colaboradores e coordenadores de atividades do Sesc estudaram o novo referencial programático do Sistema de Gestão da Produção (SGP), que passa a funcionar a partir de 2017. Eles discutiram a nova proposta de planejamento para o próximo ano.

“Foram repassadas informações aos colaboradores sobre as novas nomenclaturas, apurações de dados e alimentação do Sistema SGP”, explica a coordenadora de Planejamento do Sesc, Aline Aguiar.

Nesta terça-feira, a equipe do Sesc se reúne com os colaboradores do programa Saúde e Assistência. Na quinta-feira é a vez do treinamento dos colaboradores do programa Lazer e na sexta-feira, o treinamento é voltado para os colaboradores do programa Cultura.

Professores do Sesc Ler recebem capacitação e computadores

sesc ler inter

O Sesc Administração Regional promoveu na manhã deste sábado (20) uma capacitação do projeto de implantação de tecnologia virtual para os professores das unidades que participam do Sesc Ler Piauí.

Durante a capacitação foram entregues 82 notebooks e cinco data shows, que serão distribuídos da seguinte forma: 36 unidades para o Sesc Ler de Piripiri e Guaribas (cada um) e o restante para as unidades de Acauã, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

De acordo com dr. Campelo, diretor regional do Sesc Piauí, que participou da entrega dos equipamentos para os professores, os computadores proporcionarão muitos benefícios para a educação das crianças e jovens. “Esse é um projeto pioneiro nas unidades do Sesc Ler em todo o Brasil, por isso temos que ter consciência do tamanho da nossa responsabilidade e nos empenhar para que ele seja desenvolvido da melhor forma possível, pois ele tem uso direcionado na educação de muitos jovens e sabemos que educação é o instrumento que transforma o mundo”, disse.

Rosenilda Castro, coordenadora regional do Sesc Ler, afirma que os equipamentos adquiridos vão beneficiar mais de mil alunos em todas as unidades  e que o uso deles será imediato. “Os professores já estão participado desta capacitação nas unidades há três dias, de forma semipresencial e, aqui em Teresina, de forma presencial, a capacitação vai até amanhã (21). Esperamos que todos possam fazer bom uso dos computadores e que os alunos agora tenham ainda mais interesse em aprender”.

Gerlane Maciel, professora da unidade do Sesc Ler São João do Piauí, enfatiza a necessidade dos profissionais da educação estarem sempre se reciclando. “Agradecemos a oportunidade de estarmos recebendo esses computadores e também de participar dessa capacitação, pois sabemos que a escola e o processo de educar se transformam com a tecnologia. Esses equipamentos certamente vão proporcionar inovação na nossa forma de ensinar e despertar mais interesse nos alunos”, disse.

Inscrições para Inglês gratuito no Sesc

ing inter

O Sesc Centro, em Teresina, está com inscrições abertas para curso gratuito de inglês.  Os interessados devem procurar a Central de Atendimentos do Sesc nos dias 22 e 23 de fevereiro, durante horário comercial.  

Há vagas para estudantes de 12 a 14 anos (turma teens). As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h.  O curso tem carga horária de 120 horas/aulas por ano e o aluno recebe o material didático por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

No ato da inscrição os responsáveis pelos candidatos devem apesentar cópias dos seguintes documentos:

RG ou certidão de nascimento do candidato

CPF do candidato e do responsável legal

Comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias)

Comprovante de renda familiar (com emissão inferior a 60 dias)

Documento que comprove deficiência física ou mental do candidato, quando for o caso

Comprovante de escolaridade do candidato (histórico escolar e/ou declaração escolar)

Carteira do Sesc do candidato

Autodeclararão de renda familiar 

Sub-categorias

Pagina 1 de 82

Editais

Ações

Parceiros