Logomarca Sesc
Piauí

Educação Fundamental

Técnica em Educação do DN visita Piauí

reuniedu

 

O Sesc Piauí recebe a visita técnica da mestre em Educação pela UERJ, Lúcia Regina Oliveira, técnica em Educação do Departamento Nacional do Sesc (DN). Ela vai passar uma semana coordenando ação de cooperação técnica do DN e o Centro Educacional do Sesc.

Nesta segunda-feira (24), a técnica Lúcia Regina participou de uma reunião o diretor Regional do Sesc, Francisco Campelo Filho, a coordenadora Regional de Educação, Francisca das Chagas Lemos, a diretora do Sesc Centro Educacional de Teresina, Cristiane Marques e a coordenadora de Ensino Fundamental do Centro Educacional de Teresina, Rosana Leal.

À tarde, a técnica observou o funcionamento das salas de aula do Centro Educacional de Teresina. Na terça-feira, a Lúcia Regina dá continuidade às ações in loco, a partir de roteiro organizado com a coordenadora pedagógica da escola. Em seguida participa de debate, onde serão definidos os pontos de destaque para os momentos de estudo coletivo.

Dias 26 e 27 de outubro, a técnica do DN participa de Encontro de Estudo com a equipe de professores do Sesc, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar para discutir a proposta pedagógica do ensino fundamental – séries iniciais.

A visita técnica encerra nesta sexta-feira, após encontro com a equipe gestora, direção escolar e coordenação pedagógica para debate sobre aspectos pedagógicos e do cotidiano escolar.

Aluno do Sesc Centro Educacional de Parnaíba tem notável talento para desenhar mapas

meninomaps

Estudante do Ensino Fundamental no Sesc Centro Educacional de Parnaíba, Luiz Arthur Carvalho é um ilustre morador de Parnaíba que se destacou na cidade por seu talento para desenhar mapas. O garoto, de 9 anos, quer ser engenheiro civil.

Usando apenas cartolina, canetas, estojo de lápis de cor, lápis grafite e um cartão magnético, que utiliza como régua, Luiz Arthur dedica pelo menos quatro horas por dia desenhando mapas de cidades inteiras.

O primeiro mapa geográfico de Luiz Arthur foi feito no Sesc Centro Educacional, durante atividade escolar. O trabalho do estudante foi destaque na escola. O desenho foi enviado à Coordenação de Educação em Teresina. Após essa experiência, o garoto não parou mais de desenhar mapas e criou até cidades imaginárias com toda a estrutura para o bem-estar dos moradores. O garoto de 9 anos já desenvolveu 17 mapas de cidades.

Os mapas de Luiz Arthur têm complexos sistemas de transporte, saneamento, abastecimento de água, telefonia, serviços de saúde, meio ambiente, escolas, estradas, praças e logradouros urbanos. Ele criou a expressão “faixas temporais” para separar os vários momentos de crescimento e desenvolvimento de uma cidade. 

Alunos do Sesc participam de formatura do Proerd

poerda

 

Uma noite emocionante para 67 alunos do Sesc Centro Educacional de Teresina. Eles concluíram o curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. A formatura aconteceu no Espaço Cultural “Cosme Oliveira”, no Sesc Administração, em Teresina.

 

proerda2

A solenidade de formatura teve a presença da coordenadora Regional de Educação do Sesc, Francisca das Chagas Lemos, da diretora do Sesc Centro Educacional de Teresina, Cristiane Marques, da coordenadora estadual do Proerd, major Elizete Lima, alunos, professores e pais de alunos do Sesc.

 

Proerda3

Os formandos Vitória Macedo, Saul Holanda e Bianca Lima receberam prêmios pelas redações feitas durante o programa.

Emocionada, Fabiana Monteiro, mãe de alunos do 5º ano do Sesc agradeceu a entidade pela educação aos seus filhos gêmeos que participam da formatura.

 

proerda1

Ao falar do programa, a major Elizete Lima agradeceu a parceria de nove anos com o Sesc. “Nós fizemos recentemente um curso de formação no Sesc Praia com todo apoio do Sesc, nosso grande parceiro”, enfatiza.

A coordenadora Francisca das Chagas disse que o Proerd é importante para combater as drogas e a violência e que o Sesc tem orgulho de participar do programa desde os primeiros anos de sua implantação no Piauí.

 

Estudantes aprendem a empreender e socializar

 

 

emprecri

Despertar nas crianças o espirito empreendedor e ajudá-las a gerir a própria vida, praticando valores éticos, morais e cooperando com a sociedade. Com esse intuito, o  Sesc Centro Educacional “José Alves de Sousa Neto”, em Teresina, realizou o projeto “Crianças empreendedoras: aprender para empreender”, em parceria com o Sebrae.

emprecr

Com atividades variadas, que incluíram palestras, oficinas, apresentações e uma feira  onde foram comercializados produtos diversos, os alunos do 4º e 5º ano do Sesc Teresina aprenderam e praticaram ações empreendedoras.

trufas

O Sebrae contribuiu com as palestras ministradas para os alunos. Os professores do Sesc continuaram as ações do projeto e tiveram a colaboração dos pais dos alunos. O projeto culminou com uma grande feira, na área de eventos do Centro Educacional, onde foram montadas as lojas: Joia Rara, Trufas Magia, Moda Mania, Toque Mágico, Mundo Verde e Trufas dos Amigos Inseparáveis.

Além de praticarem ações empreendedoras, os estudantes terão oportunidade de ajudar comunidades carentes. O lucro arrecadado com a venda dos produtos na feira será investido na compra de presentes para crianças carentes atendidas em instituições sociais.

 

 

Sesc Parnaíba realiza III Simpósio

simposio internet

Teve início na última terça-feira (03) o III Simpósio do Sesc Centro Educacional de Parnaíba, com o tema “Parnaíba à Caminho do Progresso”, onde cada turma do Ensino Fundamental apresentará seus estudos realizados durante o último bimestre referentes ao progresso econômico, educacional, político, histórico, cultural e turístico, dentre outros aspectos da cidade de Parnaíba.


Na ocasião houve uma palestra com a gerente do Sesc Beira Rio, Lourdes Gomes, que falou sobre a importância do tema. O evento também contou com apresentação musical do cantor parnaibano Raimundo Silva, que apresentou músicas autorais, enaltecendo a cidade. 

Desde ontem (04) as crianças estão apresentando seus projetos pedagógicos. Confira abaixo a lista com as séries e os respectivos projetos:

 1º ano: “Passeando pelo Porto das Barcas” e “Vamos viajar de trem”


 

2º ano: “Descobrindo o Aeroporto Internacional de Parnaíba” e “Vamos conhecer o Parnaíba Shopping? Shopping de qualidade todo mundo usa!”


 

3º ano: “Uma viagem pela política de Parnaíba” e “Resgatando nossa História: Parnaíba Terra Querida!”


 
4º ano: “União Caixeiral ao Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso”


 
5º ano: “Energia eólica, abrindo portas para o progresso de Parnaíba” e “A cultura da Carnaúba no progresso de Parnaíba”. 

Pagina 1 de 9

Editais

Ações

Parceiros