Logomarca Sesc
Piauí

Valorização Social

Novo empreendimento do Sesc em Picos será inaugurado nesta sexta

 

Sesc picosc

 

A cidade de Picos a 314 km de Teresina vai ganhar um Centro de Atividades do Sesc. A inauguração será na noite desta sexta-feira (10), com a participação de várias personalidades do Piauí, dentre eles o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante.

O novo empreendimento do Sesc foi construído numa área de 10 mil m², contendo dois blocos onde vão funcionar uma clínica odontológica, centro educacional, central do programa Mesa Brasil Sesc além de biblioteca, auditório para 120 pessoas, central de atendimentos, sala multiuso, salão de festas, laboratório de informática, refeitório e dois pátios cobertos.

“Esses espaços correspondem a primeira etapa das obras do Sesc em Picos e será entregue à sociedade nesta sexta-feira. A grande Picos passa a contar com os serviços do Sesc nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e assistência”, reforça Valdeci Cavalcante. Foram investidos R$ 17,6 milhões na construção da obra.

Como é praxe, os estabelecimentos do Sesc no Piauí homenageiam empreendedores da região. Em Picos serão homenageados com a denominação de espaços sociais no Sesc, os empresários Rosalvo Leal e Cláudio Galeno de Araújo, o fundador do primeiro hospital particular da cidade, médico Oscar Eulálio, o médico e ex-prefeito de Picos, Osvaldo Costa, além do cantor e deputado estadual Francis Lopes.

O Sesc homenageará, ainda, a ex-vereadora e fundadora da Academia de Letras de Picos, Olívia Borges, a jornalista, professora e chef de cozinha Socorro Costa, o odontólogo José Martins Barros e o professor Inácio Barros.

O prédio do Sesc foi construído com o que há de mais moderno na construção civil e será equipado com circuito de TV, iluminação inteligente e equipamentos multimídia de última geração. Será uma das maiores obras do Sistema “S” na cidade.

Na segunda etapa, o Sesc Picos também vai contar com campo de futebol, ginásio poliesportivo, parque aquático, academia, salão de jogos e central do Programa Mesa Brasil Sesc – maior programa de combate ao desperdício de alimentos do país.

 

 

Sobre personalidades homenageadas

 

Rosalvo Rufino Leal - natural de Picos

Empresário desde 1973, atuando em vários segmentos do comércio e da pecuária piauiense. Reconhecido como um dos maiores contribuintes de ICMS do Piauí. Ex-presidente da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.

 

Oscar Neiva Eulálio - natural de Picos

Médico. Ex-prefeito de Picos, deputado estadual (1970 – 1982). Em 1965 inaugurou a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios – o primeiro hospital particular da cidade.

 

Francis Lopes - natural de Santo Inácio (PI)

Cantor, compositor e deputado estadual. Ex-secretário da Cultura do Piauí. Tem 20 anos de carreira artística, 23 CDs gravados e 5 DVDs. Acumula vários discos de ouro de platina. Vendeu mais de 3 milhões de discos e faz em média 25 shows por mês.

 

Olívia Rufino Borges - natural de Picos

Vereadora de Picos durante 20 anos. Autora da primeira lei que concede descontos aos estudantes. Sócia fundadora da Academia de Letras de Picos. Autora da letra, música e voz do Hino da cidade de Ipiranga (PI).

 

Socorro Costa - natural de Picos

Jornalista, bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Empresarial. Ocupou vários cargos públicos: professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Chefe de Gabinete de Picos, Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal de Picos e jornalista atuando em vários jornais de Picos.

 

Cláudio Galeno de Araújo - natural de Picos

Empresário, graduado em Administração de Empresas. Diretor da Newmotos Honda em Picos, da Tamboril Motos, de Arcorverde (PE); presidente e vice-presidente da CDL de Picos. Foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, secretário de Obras, Habitação e Urbanismo. Atualmente é secretário (licenciado) de Obras de Picos.

 

José Martins Barros - natural de Benedito Leite (MA)

Graduado em Odontologia. É um dos mais conhecidos odontológicos de Picos. Atuou no Hospital Regional Justino Luz e no extinto INAMPS até se aposentar. Foi agraciado com o Título de Honra ao Mérito pelo Conselho Federal de Odontologia. Também foi homenageado pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí em comemoração aos 50 anos de profissão.

 

Osvaldo Alves Costa - natural de Picos (PI)

Médico conhecido na cidade. Há 50 presta serviços como clínico cirurgião. Foi vereador de Picos durante cinco mandatos. Vice-prefeito e prefeito de Picos. Secretário de Saúde de Picos.

 

Prof. Inácio Baldoíno - natural de Picos (PI)

Graduado em Pedagogia. Foi vereador de Picos por quatro mandatos. Presidente da Câmara Municipal. Conselheiro Estadual de Educação do Piauí. Foi superintendente Regional da Educação em Picos. Foi o primeiro diretor da Uespi em Picos.

 

 

Valdeci Cavalcante participa do Fórum de Presidentes da Fecomércio

 

 valdfecomercio

O Fórum de Presidentes das Fecomércios Sesc/Senac aconteceu em Boa Vista (RO), de 25 a 27 de julho. Participaram do evento os presidentes das Fecomércios Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará. O Fórum serviu para traçar rumos para o crescimento das instituições.

O presidente do Sistema Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Fórum. “Ficamos contentes com a apresentação dos resultados dos trabalhos, sem dúvidas, esses dois dias de reuniões serviram para unificar e integrar todos os projetos do nosso Sistema", acentua.

O próximo estado a receber o evento, será o Amazonas. José Roberto Tadros, presidente do Sistema Fecomércio do Amazonas e Coordenador Geral do Fórum de Presidentes, enfatizou a felicidade em receber o encontro.

Mesa Brasil é apresentado a gerentes do Grupo Carvalho

 MesanoCarva

 

Reunidos no escritório matriz do grupo em Teresina, cerca de 50 gerentes das lojas do Grupo Carvalho no Piauí e Maranhão participaram de uma palestra sobre o Mesa Brasil Sesc, na manhã desta quinta-feira (26). Eles conheceram a sistemática do programa que funciona por meio de doações de alimentos em todo o país.

Estavam presentes a diretora do Grupo Carvalho, Van Carvalho, a gerente de Recursos Humanos, Márcia Verônica, a coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Piauí, Aimeé Castelo Branco, a nutricionista do programa, Elisângela Rodrigues e a assistente social, Luciana Carvalho.

Aimeé Castelo Branco apresentou o programa aos gerentes. Ela mostrou dados do Mesa Brasil Sesc no Piauí que atende em média 10.662 pessoas por mês. São 98 parceiros doadores, 95 entidades sociais atendidas sistematicamente e três na fila de espera. Os dados são referentes ao período de janeiro a junho deste ano.

Em seguida, os gerentes receberam orientações de diretores do Grupo sobre as ações que devem ser adotadas nas lojas para viabilizar a parceria com o Mesa Brasil. A partir de agora, o Grupo Carvalho vai doar os gêneros alimentícios, exclusivamente, ao programa Mesa Brasil Sesc.

MesaBr.Elisangela

 

“Todas as lojas do Carvalho vão disponibilizar hortifrutes ao Mesa Brasil por se tratar de um programa sério, que tem uma equipe multiprofissional para acompanhar e orientar o consumo dos gêneros”, destaca Márcia Verônica. Ela disse que as solicitações de entidades que chegarem ao Grupo serão encaminhadas à Coordenação do Programa Mesa Brasil Sesc.

O Grupo Carvalho é um dos primeiros do Piauí a doar alimentos ao Mesa Brasil Sesc. A parceria funciona desde a implantação do programa em 2003. Agora, as 46 lojas do grupo vão passar a doar gêneros alimentícios ao Mesa Brasil Sesc.

 

mesacarv

 

 

 

Representante do Piauí participa de Semana Pedagógica no AC

profrsoan

 

A Coordenadora regional do Sesc Ler no Piauí, professora Rosana Leal, participa da V Semana Pedagógica de Orientadores e Professores do Projeto Sesc Ler. O evento acontece de 23 a 27 de julho, no Centro de Turismo e Lazer do Sesc em Cruzeiro do Sul (AC).

A Semana Pedagógica está voltada para a colaboração com os conhecimentos dos professores, coordenadores e orientadores visando apresentar experiências e estratégias de ensino que contemplam estudo da Interculturalidade e a aplicabilidade da lei que inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica.

 

sEMANAsescLER

A coordenadora do Ler Elisângela Souza, disse que é preciso pensar na equipe pedagógica, em seu enriquecimento de competências e mudança na formação e identidade profissional dos que se dedicam ao ofício de professor.

Já a coordenadora do projeto no Departamento Nacional do Sesc, Rosilene Almeida, destaca que semanas como esta mostram o avanço do projeto Sesc Ler.

 

Colaboradores participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

sipat siteee essa

 

Com objetivo de levar aos colaboradores do Sesc e Senac orientações sobre saúde e segurança no trabalho, acontece entre os dias 16 e 20 de junho a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

Na manhã desta terça-feira (17), no Espaço Cultural Cosme Oliveira, ocorreu a abertura do evento com a ExpoCipa, feira de serviços que contou com pocket show de Isaque Folha e serviços de medição de pressão, testes de glicemia, atendimento com enfermeiras, profissionais da segurança e orientações odontológicas e nutricionais.

O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Sesc e Senac. “Ontem teve o credenciamento e hoje é o Dia D da SIPAT. O público alvo são colaboradores do Sesc e Senac, mas também aberto a comunidade”, afirma Pádua Filho, presidente da CIPA do Sesc.

No dia 18, haverá a exibição de vídeo curto, o “Telecurta”. Já no dia 19, o segundo andar do prédio Agostinho Pinto recebe a Mostra Cultural, com exibição de trabalhos inéditos produzidos pelos colaboradores, sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. No dia 20, ocorre a premiação do concurso. 

Pagina 1 de 57

Editais

Ações

Parceiros