Logomarca Sesc
Piauí

Saúde

O SESC, ao longo do tempo, concentrou sua ação programática em um conjunto de práticas em nutrição, saúde bucal, medicina de apoio e difusão de conhecimentos que contribuem para a aquisição de hábitos voltados para a preservação da saúde.

Observa-se, no entanto, que tanto a capacidade de atendimento instalada, quando o volume dos recursos investidos, são insuficientes para atender a magnitude dos problemas existente nesta áreas. Isso não obstante o esforço de concentrar recursos em ações de caráter curativo e de suplementação, que tem permitido ao SESC oferecer à sua clientela serviços de bom nível de qualidade e apresentar-se como referência para as demais entidades que atua no campo da saúde com população de menor renda.

Contribuir para a redução da demanda aos serviços de caráter curativo e de suplementação é o desafio que se impões ao SESC e às entidades de caráter público e privado no campo da saúde, sob pena de agravamento da situação.

Por estarem fora do âmbito da ação do SESC as causas que determinam a demanda crescente pelos serviços de saúde, o seu equacionamento situa-se na ação do Estado, através de políticas que permitem melhor equipar a rede de atendimento, em níveis compatíveis com os de uma sociedade desenvolvida.

Cabe ao SESC, no entanto, nos limites de sua ação programática, busca formas que possibilitem contribuir para o alcance desse objetivo e, conseqüentemente, para a redução das demandas, notadamente da sua clientela de menor renda, por ações de caráter curativo e de suplementação, às quais os serviços de saúde pública e privados não conseguem atender quantitativa e qualitativamente em níveis desejáveis, entre os quais os mantidos pelo próprio SESC.

Com vistas a fazer frente a este desafio, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e, em particular, da sua clientela, o SESC deverá ter como prioridade ações que contribuam para a disseminação de informações que estimulem a criação de hábitos voltados para a preservação da saúde.

Ao eleger a Educação para a Saúde como atividade prioritária, estará o SESC contribuindo verdadeiramente para a criação de uma mudança cultural em que os indivíduos se qualifiquem para substituir um conhecimento por outro mais adequado, ajudando-os a se tornarem mais competentes no exercício daquilo que devem fazer por si mesmo, para realizar integramente a condição de saúde, tornando-a um bem comunitário

A proposição de que o SESC dê prioridade em sua ação programática ao trabalho de caráter educativo e preventivo não significa que a Entidade deixe de atender às necessidades de caráter curativo e de suplementação, com a mesma, ou melhor, qualidade da que já existe, nas áreas de maior carência destes benefícios, como odontologia e nutrição, nas quais tem desenvolvido e introduzido ações inovadoras.

Uma ação modernizadora de metodologias e equipamentos deverá ser a diretriz orientadora da ação do SESC nas atividades de odontologia e nutrição, no sentido de ampliar e rentabilizar esses serviços, frente ao quadro geral da situação de saúde da população e dos recursos existentes para atendê-la.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Saúde:

Sesc Saúde Mulher realiza exames gratuitos em Caridade do Piauí

carretaSAITE

O Sesc Saúde Mulher, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, convida as mulheres residentes na cidade para a realização de exames gratuitos de mamografia e Papanicolau.

Os atendimentos têm início nesta segunda-feira (26) e serão realizados somente com agendamento prévio.

Confira abaixo as faixas etárias para a realização dos exames:

- De 25 a 64 anos para exames de PAPANICOLAU

- De 50 a 69 anos para exames de MAMOGRAFIA

As interessadas devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Os documentos necessários para o agendamento são: cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

Maiores informações podem ser obtidas no número (86) 3230-9986.

EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA:
• Não usar desodorante aerosol
• Não usar talco
• Não usar creme nas axilas

EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA CITOLOGIA:
• Não usar creme vaginal
• Não ter relação sexual até 3 dias antes

Sesc Saúde Mulher no Teresina Shopping

csmSITE

Depois de atender dezenas de mulheres no Vem pro Parque, o Sesc Saúde Mulher realiza exames de mamografia e citologia no Sesc Ilhotas (dias 10 e 11 de outubro) e no Sesc Centro (dias 13 e 14 de outubro).

Os atendimentos são gratuitos e realizados pela equipe de profissionais de Saúde do Sesc. Os exames são enviados para o Hospital do Câncer, em Barretos (SP), e serão entregues às  pacientes em solenidade realizada no Sesc,  com data a ser agendada para novembro.

O Sesc Saúde Mulher realiza exames gratuitos de mamografia e citologia para mulheres com idades entre 24 e 69 anos. Para receber atendimento do projeto é necessário fazer agendamento prévio no Setor de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas, onde funciona a coordenação do projeto.

As interessadas terão que levar cópias do CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

O Sesc Saúde Mulher  também vai realizar atendimentos no Teresina Shopping de 17 a 31 de outubro – mês dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quem pode fazer exame:

Mamografia – mulheres de 50 a 69 anos – não precisam de requisição médica

Citologia – mulheres de 25 a 64 anos – não precisam requisição médica

Mais informações: Sesc Ilhotas – 3230-9986/Sesc Centro 3230-9907

 

Celebração de encerramento OdontoSesc 2015

odonto sesc internet

O OdontoSesc realizará evento em comemoração aos mil atendimentos feitos pelo projeto no município de Ilha Grande (Parnaíba),  promovendo ações  educativas sobre saúde bucal para a população local. O evento acontecerá no dia 18 de dezembro, no stand do OdontoSesc  e na Câmera Municipal.

Também será realizada uma confraternização entre os membros das equipes de dentistas, assistentes e parceiros do projeto em comemoração pelas atividades realizadas na cidade durante os nove meses de atuação do projeto.

Durante o evento serão feitos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de preservativos masculinos e femininos, que serão realizados pelos acadêmicos e estagiários de enfermagem do Sesc  Avenida.

Confira abaixo a programação:

10h - Apresentação da Orquestra do Sesc

10h30 - Amostra dos resultados obtidos durante a permanência do projeto no município de abril a dezembro de 2015 pela coordenação do OdontoSesc II, na Câmara Municipal

11h - Entrega da placa do OdontoSesc aos parceiros do projeto pelo coordenador de odontologia do Sesc  Piauí

11h30 - Distribuição de certificados de participação no projeto OdontoSesc  aos membros da equipe OdontoSesc formada no município

12h - Confraternização entre os participantes do projeto

14h - Brincadeira educativa sobre saúde bucal que será realizada na Unidade Escolar Marocas Lima

Comerciários têm descontos em Clínica

ultrax

 

Uma parceira  entre o Sesc, o Senac e a Clínica e Laboratório Ultra-X oferece descontos de 20% em consultas e exames de média e alta complexidade.  Os  comerciários do Piauí terão acesso ao desconto mediante a apresentação da carteira do Sesc atualizada.

Os funcionários do Sesc e do Senac também terão descontos de 20% ao realizarem consultas ou exames clínicos na Ultra-X..  São duas unidades em Teresina: uma no centro, na Rua Anísio de Abreu, 596 (próximo ao COREN) e outra no Jóquei Clube, na Rua Aviador Irapuã Rocha, 1430 – MEDICAL LESTE.

A Clínica/Laboratório Ultra-X oferece uma série de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada hilicoidal, ultrassonografia com doppler colorido 3D/4D, mamografia de alta resolução digital, densitometria óssea, raio-x digital, biopsias guiadas por TC e US, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, videoendoscopia, videocolonoscopia, videocolposcopia e exames laboratoriais.

A Clínica Ultra-X oferece também consultas médicas, médico do trabalho e exames laboratoriais. De acordo com Luciana Dantas, da Administração da Clínica, o atendimento dos comerciários pode ser feito em qualquer unidade da empresa, mediante a apresentação da carteira do Sesc e o pagamento da respectiva taxa da consulta ou exame com desconto de 20%.  Para maiores informações ligar para (86) 3194-5555.

 

 

Muito axé e exercícios físicos no Fitness Férias

 

fitness.14

Salão de Eventos do Sesc Ilhotas recebeu pessoas de todas as idades no aulão de exercícios físicos.

Ritmos baianos, danças marcadas e muitos exercícios físicos na primeira noite do Sesc Fitness Férias, no Salão de Eventos do Sesc Ilhotas, em Teresina.  As aulas especiais de exercícios físicos são ministradas por educadores físicos do Sesc e de academias da capital.

Até sexta-feira, 1º de agosto, o Sesc  concentrará pessoas de todas as idades para aulas descontraídas de exercícios físicos. Para as aulas ficarem ainda mais atrativas, o Salão de Eventos do Sesc recebeu decoração especial, iluminação, tenda eletrônica, fumaça de gelo seco e música que agrada todos os públicos, com DJ Fábio Lima.

A primeira noite teve apresentação de dança contemporânea por alunos da faculdade Santo Agostinho. Em seguida, o professor Kássio deu um show de aula pop e o professor Fábio Lima movimentou o Salão com cadência e exercícios marcados. Para finalizar os professores do Sesc Ireno e Priscila coordenaram passos de axé.

Para esta terça-feira (29), o Fitness Férias terá o professor Fábio Lima, com aula de aeróbica total, ritmos variados com o professor Lucivaldo Dias e encerrando  a noite as professoras Teresa e Luana (Sesc) vão coordenar exercícios de glúteo, abdominal e perna.

            O Fitness Férias é realizado há três anos e foi criado para incentivar a prática de esporte e exercícios físicos. Acontece no final de julho e concentra dezenas de pessoas que vão ao Sesc em busca de saúde e qualidade de vida. É mais uma ação do Sesc para a campanha Move Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de esportes e exercícios físicos até 2016.

 


Programação Sesc Fitness Férias

28/07 (18h às 21h)      Dança Contemporânea (Facul. Santo Agostinho)
                Profº Kassio - aula pop
                Sesc - Prof. Ireno e Priscilla – axé
 
29/07  (18h às 21h)      Fábio Lima - Aeróbica Total
                Lucivaldo Dias - ritmos variados
                Sesc- Teresa e Luana - GAP ( Glúteo, Abdominal e Perna)
 
30/07    (18h às 21h)   Saniele e Hélio - Ginástica retro e zulk
                Sesc - Elenita e Paulo - Ginastica Localizada
                Irinelda - zulk
 
31/07 (18h às 21h)       Dança do ventre
               Denise e Lilian - Dança e Zumba
               Sanda - Denis Derkian
               Capoeira - Carapanam
 
01/08 - (18h às 21h)      Forró - Liliane 
               Circuito total com aparelhos - Sesc
                       - aeróbica 
                       -step
                       - agachamento
                       - jump
                       - abdonimal
                       - spinning 
                       - apoio no Solo
                       - balness 
                       - alongamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 30

Editais

Ações

Parceiros