Logomarca Sesc
Piauí

Saúde

O SESC, ao longo do tempo, concentrou sua ação programática em um conjunto de práticas em nutrição, saúde bucal, medicina de apoio e difusão de conhecimentos que contribuem para a aquisição de hábitos voltados para a preservação da saúde.

Observa-se, no entanto, que tanto a capacidade de atendimento instalada, quando o volume dos recursos investidos, são insuficientes para atender a magnitude dos problemas existente nesta áreas. Isso não obstante o esforço de concentrar recursos em ações de caráter curativo e de suplementação, que tem permitido ao SESC oferecer à sua clientela serviços de bom nível de qualidade e apresentar-se como referência para as demais entidades que atua no campo da saúde com população de menor renda.

Contribuir para a redução da demanda aos serviços de caráter curativo e de suplementação é o desafio que se impões ao SESC e às entidades de caráter público e privado no campo da saúde, sob pena de agravamento da situação.

Por estarem fora do âmbito da ação do SESC as causas que determinam a demanda crescente pelos serviços de saúde, o seu equacionamento situa-se na ação do Estado, através de políticas que permitem melhor equipar a rede de atendimento, em níveis compatíveis com os de uma sociedade desenvolvida.

Cabe ao SESC, no entanto, nos limites de sua ação programática, busca formas que possibilitem contribuir para o alcance desse objetivo e, conseqüentemente, para a redução das demandas, notadamente da sua clientela de menor renda, por ações de caráter curativo e de suplementação, às quais os serviços de saúde pública e privados não conseguem atender quantitativa e qualitativamente em níveis desejáveis, entre os quais os mantidos pelo próprio SESC.

Com vistas a fazer frente a este desafio, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e, em particular, da sua clientela, o SESC deverá ter como prioridade ações que contribuam para a disseminação de informações que estimulem a criação de hábitos voltados para a preservação da saúde.

Ao eleger a Educação para a Saúde como atividade prioritária, estará o SESC contribuindo verdadeiramente para a criação de uma mudança cultural em que os indivíduos se qualifiquem para substituir um conhecimento por outro mais adequado, ajudando-os a se tornarem mais competentes no exercício daquilo que devem fazer por si mesmo, para realizar integramente a condição de saúde, tornando-a um bem comunitário

A proposição de que o SESC dê prioridade em sua ação programática ao trabalho de caráter educativo e preventivo não significa que a Entidade deixe de atender às necessidades de caráter curativo e de suplementação, com a mesma, ou melhor, qualidade da que já existe, nas áreas de maior carência destes benefícios, como odontologia e nutrição, nas quais tem desenvolvido e introduzido ações inovadoras.

Uma ação modernizadora de metodologias e equipamentos deverá ser a diretriz orientadora da ação do SESC nas atividades de odontologia e nutrição, no sentido de ampliar e rentabilizar esses serviços, frente ao quadro geral da situação de saúde da população e dos recursos existentes para atendê-la.

Veja abaixo as últimas notícias relacionadas ao programa Saúde:

Sesc convoca ganhadores da Corrida de Rua

convocacaooo

 

 Os ganhadores da Corrida de Rua Sesc 2017 devem comparecer a unidade do Sesc Ilhotas até o dia 06 de abril (sexta-feira) para receberem a premiação da disputa. Este ano, a premiação é uma viagem para concorrer a edição 2018 da Corrida de Rua Sesc de João Pessoa (PB). Os ganhadores têm direito a passagens aéreas (ida e volta) e hospedagem com café da manhã incluso.

A Corrida em João Pessoa acontecerá no dia 27 de maio. Para qualquer dúvida, os ganhadores podem entrar em contato com a Coordenação de Desenvolvimento Físico Esportivo através do número (86) 3230- 9970.

Nome dos ganhadores

Categoria comerciário feminino: Eliane dos Santos Gonçalves

Categoria comerciário masculino: Francisco das Chagas Ramos Maciel

Categoria usuário feminino: Cleudilene Ramos dos Santos

Categoria usuário masculino: Josimar da Conceição Silva

Sesc Saúde Mulher realiza exames gratuitos em Caridade do Piauí

carretaSAITE

O Sesc Saúde Mulher, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, convida as mulheres residentes na cidade para a realização de exames gratuitos de mamografia e Papanicolau.

Os atendimentos têm início nesta segunda-feira (26) e serão realizados somente com agendamento prévio.

Confira abaixo as faixas etárias para a realização dos exames:

- De 25 a 64 anos para exames de PAPANICOLAU

- De 50 a 69 anos para exames de MAMOGRAFIA

As interessadas devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Os documentos necessários para o agendamento são: cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

Maiores informações podem ser obtidas no número (86) 3230-9986.

EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA:
• Não usar desodorante aerosol
• Não usar talco
• Não usar creme nas axilas

EXIGÊNCIAS PARA REALIZAÇÃO DA CITOLOGIA:
• Não usar creme vaginal
• Não ter relação sexual até 3 dias antes

Sesc Saúde Mulher no Teresina Shopping

csmSITE

Depois de atender dezenas de mulheres no Vem pro Parque, o Sesc Saúde Mulher realiza exames de mamografia e citologia no Sesc Ilhotas (dias 10 e 11 de outubro) e no Sesc Centro (dias 13 e 14 de outubro).

Os atendimentos são gratuitos e realizados pela equipe de profissionais de Saúde do Sesc. Os exames são enviados para o Hospital do Câncer, em Barretos (SP), e serão entregues às  pacientes em solenidade realizada no Sesc,  com data a ser agendada para novembro.

O Sesc Saúde Mulher realiza exames gratuitos de mamografia e citologia para mulheres com idades entre 24 e 69 anos. Para receber atendimento do projeto é necessário fazer agendamento prévio no Setor de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas, onde funciona a coordenação do projeto.

As interessadas terão que levar cópias do CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

O Sesc Saúde Mulher  também vai realizar atendimentos no Teresina Shopping de 17 a 31 de outubro – mês dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quem pode fazer exame:

Mamografia – mulheres de 50 a 69 anos – não precisam de requisição médica

Citologia – mulheres de 25 a 64 anos – não precisam requisição médica

Mais informações: Sesc Ilhotas – 3230-9986/Sesc Centro 3230-9907

 

Celebração de encerramento OdontoSesc 2015

odonto sesc internet

O OdontoSesc realizará evento em comemoração aos mil atendimentos feitos pelo projeto no município de Ilha Grande (Parnaíba),  promovendo ações  educativas sobre saúde bucal para a população local. O evento acontecerá no dia 18 de dezembro, no stand do OdontoSesc  e na Câmera Municipal.

Também será realizada uma confraternização entre os membros das equipes de dentistas, assistentes e parceiros do projeto em comemoração pelas atividades realizadas na cidade durante os nove meses de atuação do projeto.

Durante o evento serão feitos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e entrega de preservativos masculinos e femininos, que serão realizados pelos acadêmicos e estagiários de enfermagem do Sesc  Avenida.

Confira abaixo a programação:

10h - Apresentação da Orquestra do Sesc

10h30 - Amostra dos resultados obtidos durante a permanência do projeto no município de abril a dezembro de 2015 pela coordenação do OdontoSesc II, na Câmara Municipal

11h - Entrega da placa do OdontoSesc aos parceiros do projeto pelo coordenador de odontologia do Sesc  Piauí

11h30 - Distribuição de certificados de participação no projeto OdontoSesc  aos membros da equipe OdontoSesc formada no município

12h - Confraternização entre os participantes do projeto

14h - Brincadeira educativa sobre saúde bucal que será realizada na Unidade Escolar Marocas Lima

Comerciários têm descontos em Clínica

ultrax

 

Uma parceira  entre o Sesc, o Senac e a Clínica e Laboratório Ultra-X oferece descontos de 20% em consultas e exames de média e alta complexidade.  Os  comerciários do Piauí terão acesso ao desconto mediante a apresentação da carteira do Sesc atualizada.

Os funcionários do Sesc e do Senac também terão descontos de 20% ao realizarem consultas ou exames clínicos na Ultra-X..  São duas unidades em Teresina: uma no centro, na Rua Anísio de Abreu, 596 (próximo ao COREN) e outra no Jóquei Clube, na Rua Aviador Irapuã Rocha, 1430 – MEDICAL LESTE.

A Clínica/Laboratório Ultra-X oferece uma série de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada hilicoidal, ultrassonografia com doppler colorido 3D/4D, mamografia de alta resolução digital, densitometria óssea, raio-x digital, biopsias guiadas por TC e US, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, videoendoscopia, videocolonoscopia, videocolposcopia e exames laboratoriais.

A Clínica Ultra-X oferece também consultas médicas, médico do trabalho e exames laboratoriais. De acordo com Luciana Dantas, da Administração da Clínica, o atendimento dos comerciários pode ser feito em qualquer unidade da empresa, mediante a apresentação da carteira do Sesc e o pagamento da respectiva taxa da consulta ou exame com desconto de 20%.  Para maiores informações ligar para (86) 3194-5555.

 

 

Sub-categorias

Pagina 1 de 32

Editais

Ações

Parceiros