Logomarca Sesc
Piauí

Educação em Saúde

Sesc Ilhotas tem programação voltada para o Novembro Azul

novazulSITE284

O Sesc Ilhotas preparou uma programação intensa neste mês voltada para o Novembro Azul, uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Encerrando a programação, no próximo dia 30 a unidade vai realizar, a partir das 7h30, bate-papo sobre diabetes, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, avaliação de pés para prevenção do pé diabético e testagem e aconselhamento para HIV, sífilis e hepatites B e C. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTS) estadual.

O movimento

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. 

Coordenadora do Saúde Mulher visita o Piauí

anasau

 

A coordenadora do projeto Sesc Saúde Mulher, Roberta Vilhena, técnica do Departamento Nacional do Sesc, veio ao Piauí para acompanhar as ações do projeto. Nesta segunda-feira (13), ela participou de reunião com a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha Oliveira, e com a coordenadora Regional de Saúde e Assistência, Eliana Mendes.

À tarde, a técnica do DN seguiu viagem para a cidade de Dom Expedito Lopes, na região de Picos, onde a carreta do Sesc Saúde Mulher vai realizar exames gratuitos de mamografia, citologia e desenvolver ações de promoção da saúde.

A carreta do Sesc Saúde Mulher permanece no município de 60 a 90 dias atendendo mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde.  Também são realizadas ações educativas de promoção da saúde com abordagem de temas importantes como planejamento familiar, prevenção de doenças, violência doméstica, mortalidade materna, dentre outros.

Em funcionamento desde o ano passado, a carreta do Saúde Mulher já percorreu os municípios de Caridade, Simões, São João do Piauí, Ipiranga do Piauí, Vera Mendes além de Teresina, onde já atendeu as mulheres na região do Sesc Ilhotas, Sesc Centro e participou de grandes eventos como o Vem pro Parque.

 

 

Representantes do CEIR discutem parceria com o Sesc

 

 

refdo

Representantes do Centro Integrado de Reabilitação  (CEIR) participaram de uma reunião, na manhã desta segunda-feira (13), no Sesc Administração Regional. Eles foram recebidos pelo coordenador Regional de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc, Fernando Falcão.

Francisco José Alencar, superintendente Executivo do CEIR, Childerico Robson, representante da Associação Reabilitar e a consultora da Associação Reabilitar, Irvani Gonçalves, discutiram acertos da proposta de parceria entre o CEIR e o Sesc.  Inicialmente serão ofertadas atividades de natação, basquete sobre cadeiras de rodas e futebol para amputados.

A partir de 2018 deverão ser iniciadas as modalidades esportivas para portadores de deficiência visual e demais reabilitandos. A proposta é que sejam ofertadas aulas de judô, parabadminton, futebol para 7 e futebol 5 pessoas.

Ao falar das ações esportivas do Sesc, Fernando Falcão destacou que a entidade tem expertise incentivar a prática de atividades físicas e esportivas. A parceria entre o Sesc e a CEIR vai proporcionar a ampliação das atividades esportivas do Sesc que passa a oferecer atendimento para reabilitandos.

Técnica do DN elogia atendimento Odontológico do Sesc Piauí

Nacao

 

“É gratificante chegar no Regional do Piauí e constatar o belíssimo trabalho da Odontologia”, destaca a técnica do Departamento Nacional do Sesc, Sílvia Nacao, durante a cerimônia de abertura do III Encontro Regional de Odontologia, na manhã desta segunda-feira (6), no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia. O evento reúne as equipes de Odontologia do Sesc no Piauí, técnicos de Educação em Saúde e do projeto Saúde Mulher.

Sílvia Nacao defendeu a realização de Encontros de técnicos, a exemplo das equipes de Odontologia do Sesc, como forma de continuar a prestação de serviços de qualidade à clientela preferencial do Sesc – o comerciário. “O Sesc tem um trabalho de 70 anos que não pode se perder”, destaca ao parabenizar a coordenação do Encontro.

Segundo a técnica do DN, os encontros, além de promoverem a integração entre os colaboradores, servem para atualização profissional, pois não se admite mais fazer procedimentos sem evidências científicas. “É por isso que a gente (Sesc) valoriza tanto a capacitação dos nossos colaboradores”.

Para Nacao, o modelo de saúde bucal do Sesc deve-se aos eixos norteadores da entidade e que ações como atenção básica, biossegurança e promoção da saúde bucal são prioridades. A técnica do Sesc participou de um bate papo com os colabores do Sesc sobre propostas para melhorar a prestação de serviços de Odontologia. Nesta terça-feira (7) ela ministra uma conferência junto com a técnica do DN, Rita Martorelli com o tema “Promoção em Saúde Bucal/Educação Popular em Saúde”.

Sesc vai firmar parceria com o CEIR

campceir

Uma parceria entre o Sesc e o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) vai facilitar a vida dos pacientes do Centro. Na manhã desta quarta-feira, o diretor Regional do Sesc, Francisco Campelo Filho, recebeu diretores da CEI e representantes de ONGs que trabalham com reabilitação para discutir a parceria.

A ideia é proporcionar o acesso aos pacientes do CEIR das entidades que atuam atendem pacientes em reabilitação aos serviços que o Sesc oferece na sua academia, clínica odontológica, OdontoSesc, Saúde Mulher, Educação em Saúde e atendimento do Setor de Nutrição.

Participaram da reunião o superintendente Executivo do CEIR, o neurocirurgião, Francisco José Alencar, o superintendente  Multiprofissional do CEIR, Aderson Luz e o representante da Associação Reabilitar, Childerico Robson. Além do diretor Regional do Sesc, Campelo Filho, participou da reunião a coordenadora Regional de Saúde e Assistência do Sesc, Eliana Mendes, o coordenador Regional de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc, Fernando Falcão. 

Pagina 1 de 20

Editais

Ações

Parceiros