Logomarca Sesc
Piauí

Educação em Saúde

Sesc Ilhotas promove Dia do Desafio no dia 30

desafioSITE

O Sesc Ilhotas promoverá nesta quarta-feira (30), a partir das 18h, mais uma edição do Dia do Desafio. Será no Complexo Esportivo Parentão, zona Sul da cidade. A ação contará com aulas gratuitas de zumba, spinner, abdominais e circuitos, além de aferição de pressão, glicemia e IMC.

De acordo com Lara Duquesa, supervisora do Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc Ilhotas, o objetivo da ação é despertar nas pessoas o interesse pela prática de esportes e atividades físicas.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O principal objetivo da data é motivar a população a praticar atividades físicas.

Comunidades de diferentes cidades do Brasil e da América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulem o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por, pelo menos, 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Origem

Originalmente, o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 80, no Canadá. No Brasil o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA).

Estudantes fazem encenação sobre ISTs

annaSITE

Os alunos da Escola Municipal Raimundo Nonato Santana, na vila Irmã Dulce, participaram de uma encenação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na última sexta-feira (11). A ação faz parte do projeto Prevenção às ISTs desenvolvido pela equipe de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas.

Os alunos do 9º ano apresentaram uma esquete teatral abordando o tema. Eles foram capacitados em curso de formação de monitores em prevenção às ISTs realizado em abril. O curso incluiu oficinas com as temáticas sexualidade, prevenção às ISTs/Aids e prevenção ao uso de drogas. 

O projeto utiliza a metodologia problematizadora e participativa para formar os alunos. “Eles partem das próprias experiências e conhecimentos para a discussão de temas como meio de facilitar os processos de reflexão, conscientização, ensino-aprendizagem, sensibilização e assim estabelecer vínculos de afetividade e respeito entre os participantes.

 Sobre a peça

A peça, encenada pelos alunos, com o apoio dos professores Ronaldo César (Ciências) e Vitorino Rodrigues (Artes) e da Coordenação de Educação em Saúde e Cuidado Terapêutico do Sesc Ilhotas, trouxe a história de Maria do Amparo, adolescente, negra, que resolve ir a uma festa sem o consentimento da mãe, influenciada por amigas, e lá conhece um rapaz que a convence a terem relação sexual sem preservativo.

 A adolescente sente-se mal dias depois e, em conversa com as amigas, suspeita ter contraído uma IST. A mãe escuta a conversa e a leva ao médico, onde constata-se a IST e faz-se o aconselhamento e abordagem sindrômica da IST gonorreia, conforme orientação do Ministério da Saúde, deixando o exemplo para os adolescentes da escola sobre os riscos envolvidos em uma relação sexual desprotegida.

Odontosesc atende 64 pessoas por dia em Inhuma

odontosesc 14.03.18

 

A unidade do Odontosesc em Inhuma realiza por dia 64 atendimentos, com equipes manhã e tarde. Instalada no município desde fevereiro, resultado de parceria com a Prefeitura Municipal, a unidade já fez 250 atendimentos aos moradores no primeiro mês do projeto.

Dentre os procedimentos mais procurados pelo público de variadas idades estão profilaxia e exodontia. A unidade também realiza aplicações de flúor, exodontias (extração de dente ou da raiz), raspagens, restaurações, canal e raio X. Antes do início dos atendimentos são realizadas palestras para a população com orientações sobre higiene bucal e sensibilização para que a comunidade procure mais serviços dentários.

“A gente vem para somar junto com os atendimentos da cidade”, afirma Janaína Luz, dentista coordenadora do Odontosesc I.

O Odontosesc também está presente na zona rural, atendendo crianças de escolas da região. Mais de 350 alunos já foram atendidos por agentes de saúde do Sesc, que entregam kits de higiene bucal, fazem escovação supervisionada e realizam palestras.

Agendamentos

Os agendamentos são feitos pelos agentes de saúde. Para marcar o atendimento, é necessário documento de identificação com foto e o cartão do SUS. Os atendimentos em Inhuma continuam até o dia 30 de junho.

Mamografias gratuitas no Sesc Centro

saudmu

 

Um projeto do Sesc realiza exames gratuitos de mamografia em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. A carreta Saúde Mulher percorre bairros de Teresina realizando exames e orientando as mulheres sobre cuidados para prevenção do câncer de mama e colo do útero.

A unidade móvel do Sesc está realizando atendimentos gratuitos no Sesc Ilhotas de 9 a 16 de março, nos turnos manhã e tarde. Segundo a coordenadora de Saúde e Assistência do Sesc, Eliana Mendes, são realizadas 32 mamografias por dia.

Do Ilhotas, a carreta Saúde Mulher segue para o Sesc Centro, onde realiza atendimentos de 19 a 23 de março. Os agendamentos são feitos no Setor de Educação em Saúde do Sesc Centro (Av. Maranhão, 110 em frente ao Troca troca). Veja relação dos documentos que devem ser apresentados.

Maiores informações – Setor de Educação em Saúde – 3230-9907

Documentos para agendamento:

  • Cópias do CPF
  • RG
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de residência

Centro de Testagem atenderá no Sesc Centro

testecta

 

A equipe de técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C no Sesc Centro, em Teresina, nesta terça-feira (27). Os testes são abertos ao público e a coleta será feita das 8h30 às 12h. Os interessados devem fazer cadastro no local e apresentar carteira de identidade.

O atendimento é resultado de uma parceria entre o Sesc Centro e o Centro de Testagem e Aconselhamento. Os técnicos do CTA também vão realizar orientações para prevenção e combate a doenças transmissíveis. O Centro de Testagem tem como público prioritário as pessoas que estão mais expostas a doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatite.

O CTA também oferece serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), que deve ser realizado em até 72 horas após a pessoa ter passado por situação de possível contaminação. O Centro funciona na Rua 24 de Janeiro, 124/N, edifício Teresa Cristina, 2º andar, esquina com a Rua Álvaro Mendes, em Teresina.

Pagina 1 de 22

Editais

Ações

Parceiros