Logomarca Sesc
Piauí

Estudantes fazem encenação sobre ISTs

annaSITE

Os alunos da Escola Municipal Raimundo Nonato Santana, na vila Irmã Dulce, participaram de uma encenação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na última sexta-feira (11). A ação faz parte do projeto Prevenção às ISTs desenvolvido pela equipe de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas.

Os alunos do 9º ano apresentaram uma esquete teatral abordando o tema. Eles foram capacitados em curso de formação de monitores em prevenção às ISTs realizado em abril. O curso incluiu oficinas com as temáticas sexualidade, prevenção às ISTs/Aids e prevenção ao uso de drogas. 

O projeto utiliza a metodologia problematizadora e participativa para formar os alunos. “Eles partem das próprias experiências e conhecimentos para a discussão de temas como meio de facilitar os processos de reflexão, conscientização, ensino-aprendizagem, sensibilização e assim estabelecer vínculos de afetividade e respeito entre os participantes.

 Sobre a peça

A peça, encenada pelos alunos, com o apoio dos professores Ronaldo César (Ciências) e Vitorino Rodrigues (Artes) e da Coordenação de Educação em Saúde e Cuidado Terapêutico do Sesc Ilhotas, trouxe a história de Maria do Amparo, adolescente, negra, que resolve ir a uma festa sem o consentimento da mãe, influenciada por amigas, e lá conhece um rapaz que a convence a terem relação sexual sem preservativo.

 A adolescente sente-se mal dias depois e, em conversa com as amigas, suspeita ter contraído uma IST. A mãe escuta a conversa e a leva ao médico, onde constata-se a IST e faz-se o aconselhamento e abordagem sindrômica da IST gonorreia, conforme orientação do Ministério da Saúde, deixando o exemplo para os adolescentes da escola sobre os riscos envolvidos em uma relação sexual desprotegida.

Editais

Ações

Parceiros