Logomarca Sesc
Piauí

Nutrição

Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos no Sesc Avenida

cmisite

O Setor de Cursos do Sesc Avenida, em Parnaíba, em parceria com o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), proporcionou através do curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos um incentivo à alimentação saudável, ensinando como utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pelas pessoas.

A técnica é chamada de aproveitamento integral dos alimentos e significa economia e possibilidade de experimentar novas opções de receitas, ressaltando outro fator importante: a variação do cardápio, pois um único alimento rende até cinco preparações diferentes.

Os participantes trabalharam receitas com melancia, abóbora, arroz e folhas de cenoura, beterraba, batata doce, couve-flor, abóbora e espinafre, além de cascas de batata inglesa, laranja, beterraba e abóbora e talos de couve-flor, brócolis e beterraba.

O curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos ocorreu no período de 06 a 20 de junho com carga horária de 30h/aulas, beneficiando 20 clientes, entre comerciários, dependentes e estudantes da rede pública de ensino.

Mesa Brasil Sesc homenageia empresas

messab

 

Empresários, diretores do Sesc e representantes de instituições sociais participaram do Encontro Anual de Parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. O evento aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (2), no Salão Nobre do Sesc Administração Regional, em Teresina. O programa distribuiu 535 mil quilos de alimentos para instituições sociais em 2015.

Os dados foram apresentados pela coordenadora Regional do Mesa Brasil Sesc, Aimée Castelo Branco, durante o Encontro. Os gêneros alimentícios complementaram 4,4 milhões e refeições em 96 instituições sociais de Teresina e de cidades do interior do Estado.

 

convidd

            Foram homenageadas as empresas, feirantes e instituições que doaram alimentos e serviços ao programa Mesa Brasil Sesc. No ano passado, 101 empresas doaram alimentos ao Mesa Brasil Sesc. Também durante o encontro foram entregues os prêmios dos I Concurso de Receitas promovido pelo Mesa Brasil. Quatro manipuladoras de alimentos fizeram pratos nutritivos usando sobras de alimentos e conquistaram prêmios.

A primeira colocada foi a senhora Ivonilda de Sousa Rodrigues, que fez uma torta de batata com soja e ganhou um pacote de viagem com direito a acompanhante nas excursões do Turismo Social do Sesc. Em segundo lugar, a receita preparada por Maria Benício Ribeiro: torta com recheio de caju, conquistou o prêmio de duas diárias (com acompanhante) no Sesc Praia.

 

certnes

 

A terceira e quarta colocadas, Maria Salete Dourado e Francisca Santos, receberam gratuidade de seis e três meses, respectivamente, na Academia do Sesc Ilhotas, em Teresina.

O Encontro terminou com uma grande confraternização com os agradecimentos das instituições sociais que recebem os alimentos doados pelas empresas, os discursos de gratidão do diretor Regional do Sesc, Francisco Campelo Filho e do gerente de Marketing do Grupo Carvalho, Felinto Resende. Foi servido coquetel com pratos feitos a base de legumes das oficinas educativas do programa Mesa Brasil Sesc.

 

 

SOBRE O MESA BRASIL

O programa Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos contra a Fome e o Desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, numa perspectiva de inclusão social. 

No Piauí, o programa funciona desde 2003 e tem como parceiros empresas importantes como Comercial Carvalho, Pão de Açúcar, Bom Preço, Senac, Sesc, Conab, Ceapi, Assoc. dos Atacadistas (APAD), dentre outros.

Mesa Brasil Sesc participa da Feira do Empreendedor

MB phb inter

O Programa Mesa Brasil Sesc Parnaíba participa da Feira do Empreendedorismo no SESI Verdinho, que será realizada do dia 27 a 30 de outubro. Os alimentos que já foram arrecadados na primeira noite estão sendo separados e embalados por voluntários na sede do programa, orientados pela nutricionista, onde posteriormente serão distribuídas às instituições receptoras cadastradas no programa. No primeiro dia foram arrecadados 660 quilos de alimentos.

A Feira do Empreendedorismo tem o objetivo de fomentar a abertura de novos negócios, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos existentes, além de capacitar empreendedores, empresários e demais pessoas interessadas em obter informação e conhecimento sobre o mundo dos negócios.

Serão dezenas de palestras e oficinas sobre os mais diversos temas do universo empresarial. Para participar do evento basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Sesc realiza exposição Alimentação Saudável

 

alimesa

 

A Coordenação de Educação em Saúde do Sesc Centro, em Teresina, realizou uma Exposição de Alimentação Saudável para comemorar o Dia Mundial da Alimentação – dia 16 de outubro.

O evento teve a participação de estudantes de Nutrição da Faculdade Uninofapi e uma equipe de expositores da Ouro Verde produtos orgânicos. Os visitantes da Exposição puderam degustar alimentos saudáveis e receber orientações sobre nutrição e qualidade dos alimentos.

aliome

O Sesc distribuiu material informativo sobre alimentação saudável como a cartilha produzida pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutrição e o manual com 10 passos para melhorar a qualidade de vida, produzido pelo Conselho Regional de Nutricionistas  - 6ª região.

 

alimentasa

Um dos atrativos da exposição era o teste “Faça o seu prato saudável”, onde os visitantes colocavam no prato os alimentos que consomem habitualmente e recebiam orientações de nutricionistas sobre erros e acertos na hora de se alimentar. 

Mesa Brasil Sesc recebe vans e caminhão

Carrosmesa

Diretores do Sesc no Piauí participam de entrega dos novos carros ao programa Mesa Brasil Sesc. 

 

Com a presença do diretor Regional o Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho, dos diretores Jesus Henrique Arias (Administrativo Financeiro), Ana Lúcia Rocha (Programas Sociais), da coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc, Eliana Mendes e da coordenadora do programa Mesa Brasil Sesc, Aimeé Castelo Branco, foram entregues três novos veículos ao programa Mesa Brasil Sesc.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), na Coordenação do Mesa Brasil Sesc,  em Teresina.

Os novos veículos: duas vans e um caminhão vão substituir os carros do Mesa Brasil Sesc usados para recolher alimentos junto às empresas, supermercados, feiras e em eventos em que o programa Mesa Brasil participa recolhendo alimentos. A coordenadora do Mesa Brasil Sesc, Aimeé Castelo Branco,  disse que o Mesa Brasil Sesc Parnaíba vai receber uma van para substituir a Kombi que transporta os alimentos na cidade.

 

 

Pagina 1 de 5

Editais

Ações

Parceiros