Logomarca Sesc
Piauí

Dicas Sesc Praia

COMO CHEGAR

Contamos com Aeroporto Internacional na cidade de Parnaíba localizado a 20 Km do meio de hospedagem do SESC Praia, que opera com voos regulares da Companhia Aérea Azul (www.voeazul.com.br), além da linha terrestre da Empresa Guanabara (www.expressoguanabara.com.br) com destino de várias cidades do Brasil à Rodoviária de Luís Correia e Parnaíba.

 

Atrativos Turísticos

DELTA DO PARNAÍBA

O Delta do Parnaíba, com 2700 Km² de área, sendo 35% no território piauiense e 65% no maranhense, tem o seu mapa em formato triangular lembrando essa letra grega, se divide em cinco barras: Tutóia, Melancieira e Caju, no Maranhão; Canárias, entre Maranhão e Piauí; e Igaraçu, no Piauí. O navegador português Nicolau de Rezende é considerado o seu descobridor.

O único Delta das Américas em mar aberto é o terceiro maior do planeta, possui um conjunto de aproximadamente 80 Ilhas, sendo a maior, a Ilha Grande de Santa Isabel, com suas terras divididas entre os municípios de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí. Esta área é um berçário da natureza. Suas dunas, praias, rios, igarapés e extensas florestas de manguezais abrigam uma rica flora e fauna, sendo uma das últimas reservas do caranguejouçá, um dos principais recursos pesqueiros explorados nesta região. O passeio ao Delta do

Parnaíba é realizado em embarcação típica ou lancha rápida, com duração aproximada de 06 horas, e saída do Porto dos Tatus. O Delta do Rio Parnaíba é um dos mais preciosos trabalhos feito pela natureza. Preserve este santuário ecológico.

PRAIA DO BARRO PRETO:

A 2 km da praia do Peito de Moça, também conhecida como Praia do SESC, pois aí está localizado o Balneário SESC Praia, que oferece na sua estrutura, hotel com 84 unidades habitacionais, restaurante, parque aquático com piscinas adulto e infantil, espaço para shows e centro de convenções.

PRAIA DO ITAQUI:

Seu farol orienta os navegantes, praia quase sempre deserta, apresentando moderado movimento durante finais de semana e feriados. Para quem gosta de tranquilidade, tem paisagens de dunas, falésias e vegetação rasteira.

PRAIA DO COQUEIRO:

Praia que recebe a juventude dourada do Piauí e visitantes. É considerada uma das mais bonitas praias do Brasil, com seus arrecifes, além de oferecer mar tranquilo para o banho e ótima estrutura de bares e restaurantes com cardápios a base de frutos do mar. Praia com belas casas de veraneio.

 

PRAIA DE ATALAIA:

Próxima ao centro da cidade de Luís Correia, também é conhecida como praia de Amarração. Praia ótima para banho, com suas águas limpas e mornas.

 

LAGOA DO PORTINHO:

Lugar de rara beleza, esta lagoa de águas escuras está rodeada de dunas brancas, em constante movimentação pela ação dos ventos, é ideal para prática de esportes aquáticos, como Jet Ski e Windsurf, chamando a atenção dos visitantes. Foi o primeiro acampamento dos patriotas liderados por Simplício Dias da Silva, nas lutas pela Independência do Brasil, quando

estes procuravam o Ceará em socorro à província do Piauí que resistia à separação do Brasil de Portugal.

 

PRAIA DA BARRA GRANDE:

Um paraíso ecológico magnífico para aqueles que procuram tranquilidade e descanso. A Praia da Barra Grande fica localizada na cidade de Cajueiro da Praia situada no litoral Leste do Piauí, a 404 km ao Norte de Teresina e aproximadamente 66 km do Centro de Luís Correia. Um pequeno município piauiense com principal atividade econômica ligada a pesca, teve seu nome batizado pelos pescadores, por ser destaque na praia, um enorme cajueiro. Abrangem praias paradisíacas contempladas por uma região de estuário que alimenta a biodiversidade local, podendo ser avistados animais ameaçados de extinção (Peixe Boi Marinho, Cavalo Marinho e Tartaruga Marinha).

 

CAJUEIRO DA PRAIA:

Cajueiro da Praia, a sede do Projeto Peixe Boi Marinho (Trichechus manatus) que trabalha em prol da preservação desse animal, e a praia da Barra Grande, com opcional "Trilha Ecológica do Cavalo Marinho", passeio de canoa a remo percorrendo os manguezais para observação do Cavalo Marinho (Hippocampus reidi), apreciando a fauna e flora predominante da região.

Cidade do maior cajueiro do mundo, O cajueiro possui cerca 8,8 mil metros quadrados e é conhecido como Cajueiro-Rei. Destaca-se por ser uma árvore nascida apenas de uma única castanha. O reconhecimento como maior veio do periódico internacional Genetics and Molecular Research (GMR), que publicou um artigo de sete páginas, apresentando as comprovações de que o Cajueiro-Rei, localizado em Cajueiro da Praia no Piauí, tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN), eleito pelo Guinness Book (livro dos recordes), em 1994, como o maior do mundo.

 

PRAIA DA PEDRA DO SAL

Praia da Pedra do Sal, cuja origem do seu nome vem do sal que se acumula nas pedras. Fica a 18 km do Centro de Parnaíba, na Ilha Grande de Santa Isabel, foi o lugar preferido dos Índios Tremembés. A exótica praia tem um promontório, um cabo formado de pedras, que a divide em duas: de um lado a praia mansa, e do outro, o mar aberto que faz a alegria dos surfistas que a chamam carinhosamente de Pedral.